Fundos Administrados pelo ETENE - Projetos Apoiados Fundos Administrados pelo ETENE - Projetos Apoiados

Desde a sua fundação, o Banco do Nordeste incorporou à sua filosofia de trabalho a preocupação com pesquisas e estudos sócio-econômicos da Região, por entender que a informação e o conhecimento, juntamente com a capacidade empreendedora e a infra-estrutura econômica e social, constituem-se em ferramentas essenciais do desenvolvimento. Como resultado, o Banco acumulou, através do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste - ETENE, ao longo das últimas cinco décadas, vigoroso acervo de informações acerca do Nordeste e sua realidade.

Em 1971, consolidando essa função, o Banco criou o Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNDECI, mecanismo pelo qual financia a realização de projetos de pesquisa e difusão tecnológica, com vistas ao desenvolvimento, adaptação ou aperfeiçoamento de produtos e processos de interesse para o setor produtivo da Região.

Desses esforços resultaram conquistas significativas para o Nordeste, a exemplo da soja "tropical", melhoria das pastagens nativas, introdução de forrageiras como leucena e capim buffel, conservação e melhoria de raças nativas de caprinos e ovinos deslanados, criação de cultivares de tomate industrial, milho e caju. Também foram apoiados projetos para aproveitamento de matérias-primas locais, investigações de caráter hidrológico, meteorológico, climatológico, energético e ambiental, além da infra-estrutura e o aparelhamento de incubadoras de empresas de base tecnológica.

Projetos apoiados - 2014

Projetos apoiados - 2015