INDÚSTRIA DE BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS
v. 8 n. 278 (2023)
Palavras-chave:
Bebidas Não Alcoólicas, Desempenho, PerspectivasResumo
A indústria de bebidas não alcoólicas vem se recuperando e apresentando crescimento da produção e das vendas nos últimos dois anos, tanto em nível nacional, como em nível mundial, após os períodos mais críticos da pandemia da Covid-19. A pandemia trouxe mudanças importantes no comportamento do consumidor, que devem se manter no médio e longo prazo, entre as quais se destaca o maior uso do comércio eletrônico como canal de compra e venda, bem como a consolidação de tendências que já vinham se destacando antes da pandemia, como a busca por bebidas que trazem maiores benefícios (ou menores malefícios) à saúde e a valorização de marcas que explicitamente aderem às questões vinculadas à sustentabilidade. Em termos de dinâmica do mercado brasileiro, após a boa recuperação das vendas, observada especialmente em 2022, o setor conseguiu ultrapassar o volume de vendas do último ano pré-pandemia (2019). Os dois anos da Covid-19 deram início a uma nova onda de inovação, estratégias, ocasiões e comportamento do consumidor que moldarão a evolução do setor nos próximos anos, com tendência de continuidade do crescimento. A vendas de bebidas devem apresentar crescimento médio anual das vendas (CAGR) de 3,7% no período 2023-2027, no caso mundial, e de 3,0% no mesmo período, no caso nacional. A entrada em vigor da nova legislação brasileira relativa a rótulos de embalagens deve acelerar ainda mais o movimento em direção às bebidas com baixo teor ou zero açúcar. Nesse sentido, entende-se que eventuais financiamentos devem estar relacionados a projetos que envolvam a adaptação das empresas às novas necessidades em termos de mix e embalagens, bem como o aproveitamento de nichos específicos de mercado.