INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
v. 8 n. 270 (2023)
Palavras-chave:
Indústria de Alimentos, Alimentos Embalados, Perspectivas, PIB, Investimentos, FinanciamentosResumo
A indústria de alimentos possui grande importância na indústria de transformação, na participação no PIB e na geração de empregos, importância esta que é ainda maior no Nordeste, em comparação com o agregado nacional. O valor das vendas globais no varejo da indústria de alimentos embalados cresceu 4,0% em 2022, o que representou uma queda em relação ao crescimento registrado em 2021, que foi de 6,1%. A margem de crescimento tem sido limitada pela inflação, que tem atingido fortemente os produtos alimentícios, chegando a 11,6% no Brasil em 2022. Descontada a inflação do período, a indústria de alimentação brasileira cresceu 3,6% nas vendas reais em 2022 (crescimento nominal de 16,6%). As empresas do setor precisam estar atentas a algumas tendências associadas aos produtos alimentícios embalados, algumas das quais foram aceleradas a partir da pandemia da Covid-19. Apesar de haver perspectiva positiva para o desempenho do setor em 2023, por parte das empresas, permanecem algumas preocupações importantes para a indústria de alimentos brasileira, especialmente no que diz respeito aos impactos da inflação e às mudanças na regulação relativa à rotulagem nutricional de alimentos embalados, que entrou em vigor em outubro/2022. Nesse sentido, os investimentos e financiamentos devem ser direcionados para a fabricação de produtos que atenderão a nichos específicos de mercado, e que estejam alinhados às tendências do mercado consumidor de produtos alimentícios, bem como às adaptações necessárias ao alinhamento dos produtos e processos às novas normas regulatórias.