OVOS
v. 8 n. 269 (2023)
Palavras-chave:
Produção, Ovos, Incubação, Nordeste, Gripe aviáriaResumo
O setor de ovos tem incrementado sua presença internacional ao longo dos últimos anos. Em 2022, apesar das exportações ainda representarem menos de 1% da produção nacional, o produto já está presente na mesa de consumidores de 93 países. O Brasil busca se consolidar entre as lideranças no mercado mundial. Hoje, das 2,9 milhões de toneladas de ovos produzidas, menos de 1,0% é exportada, frente a forte demanda internacional, refletindo a potencialidade de expansão desse mercado. Em 2022, o consumo per capita foi em torno de 241 ovos, volume 6% inferior quando a 2021, que atingiu recorde anual de 257 ovos per capita, mas ainda assim superior à média mundial que é de 230 ovos por habitante/ano. A região Nordeste, faturou cerca de US$ 271 mil, crescimento de 31,18% em relação ao mesmo período de 2021, com volume superior a 185 toneladas, tendo como destino 40 países. A produção ainda se concentra na região Centro-Sul, mas a atividade vem crescendo a cada ano no eixo Norte-Nordeste, impulsionada pela grande demanda. Assim, os preços dos ovos se mantiveram elevados durante maior parte de 2022, e as projeções de expansão são boas ao longo de 2023, diante da perspectiva no aumento de consumo e maior facilidade de acesso, além da janela de oportunidade de exportação de ovos de consumo e material genético gerada pela crise sanitária da HPAI.