AÇÚCAR E ÁLCOOL; INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS; MATRIZ INSUMO-PRODUTO; ENERGIA SOLAR; CARCINICULTURA; COMPLEXO CARNE

v. 1 n. 1 (2016)

Autores

Palavras-chave:

Açúcar, Álcool, Comércio, Serviços, Autopeças, Matriz, Indústria, Infraestrutura, Energia, Agronegócio, Carne, China, Nordeste

Resumo

Análises dos setores sucroenergético, indústria de transformação, comércio, serviços, infraestrutura, agronegócio

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Vidal, Banco do Nordeste do Brasil

Possui graduação em AGRONOMIA pela Universidade Federal do Ceará (1999) e mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é pesquisadora do Escritório de Estudos Economicos do Nordeste (ETENE) - Banco do Nordeste do Brasil S/A. , atuando principalmente na área de estudos setoriais.

Fernando Luiz Emerenciano Viana, Banco do Nordeste do Brasil

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA) da Universidade de Fortaleza (Unifor), bem como Pesquisador do Núcleo de Estudos em Estratégia e Sustentabilidade, da Universidade de Fortaleza (Unifor).Tem experiência em estratégia. gestão de operações, logística empresarial e docência em cursos de graduação e pós-graduação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da cadeia de suprimento, estratégia de operações, logística empresarial, estratégia empresarial, operações sustentáveis, economia circular e operações humanitárias. Atuou como coordenador da área de "Engenharia de Produção, Sustentabilidade e Responsabilidade Social" do SIMPEP (2018-2019) e como líder dos temas "Economia Circular" (2019-2021) e "Gestão de Operações Sustentáveis" (2022-2023) da divisão GOL (Gestão de Operações e Logística) da ANPAD. É atual membro do comitê científico da divisão GOL da ANPAD. É editor associado da Revista de Administração Contemporânea (RAC).

Antônio Ricardo de Norões Vidal, Banco do Nordeste do Brasil

Possui mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2000). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: Finanças Corporativas, Projetos de Viabilidade Econômica e Métodos Quantitativos aplicados à Gestão. Especialização em Teoria Econõmica pelo CAEN, Universidade Federal do Ceará. Fez os créditos do Doutorado em Economia Rural, Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista Técnico da Coordenação de Estudos e Pesquisas - CEP, do Escritório Técnico de Estudos Econõmicos do Nordeste, do Banco do Nordeste do Brasil. 

Francisco Raimundo Evangelista, Banco do Nordeste do Brasil

Engenheiro Agrônomo. Doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia.

Francisco Diniz Bezerra, Banco do Nordeste do Brasil

Engenheiro Civil. Doutor em Desenvolvimento e Meio-Ambiente.

Lucas Sousa dos Santos, Banco do Nordeste do Brasil

Graduando em Engenharia Mecânica. Bolsista de nível superior.

Luciano Feijão Ximenes, Banco do Nordeste do Brasil

Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é funcionário do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste - ETENE do Banco do Nordeste do Brasil S/A. Linhas de atuação: produção animal, melhoramento genético animal, sistemas de produção. Membro do Comitê Editorial da Revista Econômica do Nordeste - REN. Coordenador da Série BNB Ciência e Tecnologia, editada pelo Banco do Nordeste do Brasil S/A.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

VIDAL, Maria de Fátima; VIANA, Fernando Luiz Emerenciano; VIDAL, Antônio Ricardo de Norões; EVANGELISTA, Francisco Raimundo; BEZERRA, Francisco Diniz; SANTOS, Lucas Sousa dos; XIMENES, Luciano Feijão. AÇÚCAR E ÁLCOOL; INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS; MATRIZ INSUMO-PRODUTO; ENERGIA SOLAR; CARCINICULTURA; COMPLEXO CARNE: v. 1 n. 1 (2016). Caderno Setorial ETENE, Fortaleza, v. 1, 2024. Disponível em: https://bnb.gov.br/revista/cse/article/view/3041. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos