SHOPPING CENTER

v. 9 n. 369, dezembro, 2024

Autores

  • Marta Maria Aguiar Sisnando Silva Banco do Nordeste do Brasil

Palavras-chave:

Centros comerciais, Comércio, Varejo, Locação

Resumo

Segundo o Censo Brasileiro de Shopping Centers 2023-2024 da Abrasce, o setor de Shopping Centers encerrou o ano de 2023 com um faturamento de R$ 194,7 bilhões. O recorde de vendas com alta de 1,51% superou os R$ 192,8 bilhões de 2019 e reafirma a importância e o potencial desse segmento na economia. O Censo apontou ainda a existência de 639 shoppings no País, bem como a inauguração de cinco espaços no ano passado nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. O número de lojas também cresceu, chegando a 121.010 unidades, alta de 4,48%. Esse resultado implica uma expansão de 1,71% em área bruta locável, com 17,8 milhões de metros quadrados, ante 17,5 milhões apontados em 2022. O setor cresceu nos últimos dez anos, e entre 2022 e 2023, mesmo com a lenta recuperação da economia, o desempenho tem evoluído satisfatoriamente, registrando um aumento de 1,92% na quantidade de empregos gerados. Em 2023, os shoppings empregaram mais de 1 milhão de pessoas. Ademais, entre as empresas entrevistadas, quando da realização do censo acima referido, 25% afirmaram ter planos de expansão para 2025.

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Biografia do Autor

Marta Maria Aguiar Sisnando Silva, Banco do Nordeste do Brasil

Gerente de Produtos e Serviços do Banco do Nordeste. Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Química Industrial. Especialista em Comércio Exterior.

Referências

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Publicado

2025-01-16

Como Citar

SILVA, Marta Maria Aguiar Sisnando. SHOPPING CENTER: v. 9 n. 369, dezembro, 2024. Caderno Setorial ETENE, Fortaleza, v. 9, n. 343, 2025. Disponível em: https://bnb.gov.br/revista/cse/article/view/3132. Acesso em: 16 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos