INDÚSTRIA DE BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS

v. 10 n. 386, maio , 2025

Autores

Palavras-chave:

Desempenho, Perspectivas, Sustentabilidade, Economia

Resumo

A indústria de bebidas não alcoólicas vem apresentando crescimento da produção e das vendas nos últimos anos, anos, tanto em nível nacional, como em nível global. Especialmente após a pandemia da Covid-19 houve mudanças importantes no comportamento do consumidor, que de­vem se manter no médio e longo prazo, como a busca por bebidas que trazem maiores benefícios (ou menores malefícios) à saúde e a valorização de marcas que explicitamente aderem às questões vinculadas à sustentabilidade. As vendas de bebidas não alcoólicas no Brasil tiveram um crescimento médio anual (CAGR) de 7,0% nos últimos cinco anos, enquanto a produção cresceu em um ritmo me­nor, de 2,7%. As expectativas são de que o mercado brasileiro continue crescendo nos próximos anos (até 2028), em torno de 3,0% (CAGR) ao ano. Em termos globais, o crescimento deve ser bem maior, acima de 10% ao ano até 2029. Os investimentos e financiamentos das empresas do setor deverão ser direcionados a projetos que envolvam a adaptação às novas necessidades em termos de mix e embalagens, bem como o aproveitamento de nichos específicos de mercado e a modernização de processos produtivos, especialmente aquelas que impliquem a racionalização do consumo de insu­mos, tais como água e energia.

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Biografia do Autor

Fernando Luiz E. Viana, Banco do Nordeste do Brasil

Engenheiro Civil. Pós-doutorado no Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa. Coordenador de Estudos e Pesquisas do ETENE/BNB. fernandoviana@bnb.gov.br

Referências

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Publicado

2025-05-27

Como Citar

VIANA, Fernando Luiz E. INDÚSTRIA DE BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS: v. 10 n. 386, maio , 2025. Caderno Setorial ETENE, Fortaleza, v. 10, 2025. Disponível em: https://bnb.gov.br/revista/cse/article/view/3193. Acesso em: 22 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos