SHOPPING CENTERS

Autores

  • Luciana Mota Tomé

Palavras-chave:

Shopping Centers, Centros Comerciais, Comércio, Varejo, Locação

Resumo

O setor de shopping centers, assim como todo o comércio varejista, passou por período de retração nos anos de pandemia e vem reagindo de forma gradual. São muitas mudanças no perfil de consumo e esses centros comerciais tiveram que se adaptar rapidamente para não perder ou reconquistar os clientes. O crescimento do comércio eletrônico reduziu a ida dos consumidores aos shoppings, que logo enfatizaram o perfil não apenas de comércio, incrementando as opções de lazer e serviços diversos. Em 2022, os shoppings faturaram cerca de R$ 192 bilhões e empregaram mais de 1 milhão de pessoas, alta de 20,48% e 1,96%, respectivamente, em relação a 2021. Para 2023, a expectativa é de crescimento, com previsão de inauguração de 15 empreendimentos de porte expressivo em todo o País.

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Biografia do Autor

Luciana Mota Tomé

Engenheira Civil. MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais
Mestre em Engenharia de Transportes
Célula de Estudos e Pesquisas Setoriais – ETENE/BNB

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

TOMÉ, Luciana Mota. SHOPPING CENTERS. Caderno Setorial ETENE, Fortaleza, v. 8, 2024. Disponível em: https://bnb.gov.br/revista/etene/article/view/2686. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos