A expansão da cana-de-açúcar e a produção dos demais gêneros na última década: uma análise dos principais estados produtores

Autores

  • Cristiane de Jesus Aguiar Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF
  • Paulo Marcelo de Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.100

Palavras-chave:

Cana-de-açúcar, Shift-share, Produção de alimentos.

Resumo

Nesta pesquisa, foi analisado o processo de substituição de culturas ocorrido nos principais Estados produtores de cana-de-açúcar, no período de 2000 a 2010, utilizando o modelo shift-share. Os Estados de Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e São Paulo foram considerados na análise. Os resultados mostraram que, no sistema composto pelo conjunto dos Estados, houve forte expansão da área e da produção de cana-de-açúcar. Esse processo ocorreu também com a soja, com elevadas taxas de crescimento da área e da produção. A expansão da cana-de-açúcar, juntamente com a soja, baseou-se em parte na substituição de outros produtos, principalmente arroz, feijão e milho, além de café, algodão e laranja. Apesar disso, e com exceção do arroz, os ganhos de produtividade foram suficientes para garantir o crescimento da produção, para a maior parte das culturas.

Biografia do Autor

Cristiane de Jesus Aguiar, Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF

Possui graduação em Gestão de Negócios em Petróleo e Gás pela Universidade Iguaçu (2006). Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Candido Mendes em Campos dos Goytacazes (2011). Mestrado na Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) na área de Produção Vegetal com o projeto de pesquisa ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A EXPANSÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR E A PRODUÇÃO DOS DEMAIS GÊNEROS DA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA. Especialização em Engenharia de Petróleo e Gás pela Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro(2015). Atualmente é doutoranda em Engenharia e Ciências dos Materiais no Laboratório de Materiais Avançados (LAMAV) pela Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Paulo Marcelo de Souza, Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF

Possui doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa(2000). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Revisor de periódico da Revista de Economia e Agronegócio, Revisor de periódico da Revista de Economia e Sociologia Rural (Impresso), Revisor de periódico da Boletim de Indústria Animal (Impresso), Revisor de periódico da Nexos Econômicos (Salvador), Revisor de periódico da Scientia Agrária Paranaensis (UNIOESTE. Impresso), Revisor de periódico da Organizações Rurais e Agroindustriais (UFLA), Revisor de periódico da Pesquisa Agropecuária Tropical (Impresso), Revisor de projeto de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Revisor de projeto de fomento do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Revisor de periódico da Revista Econômica do Nordeste. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais. Atuando principalmente nos seguintes temas:Modernização, Mudanças estruturais, agricultura.

Downloads

Publicado

2016-04-27

Como Citar

Aguiar, C. de J., & Souza, P. M. de. (2016). A expansão da cana-de-açúcar e a produção dos demais gêneros na última década: uma análise dos principais estados produtores. Revista Econômica Do Nordeste, 45(2), 88–100. https://doi.org/10.61673/ren.2014.100

Edição

Seção

Artigos