POLÍTICA DE GARANTIA DE PREÇOS MÍNIMOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA LITERATURA

Autores

  • Douglas Paranahyba de Abreu Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Universidade Federal de Goiás
  • Alcido Elenor Wander Pesquisador na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Professor no Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Universidade Federal de Goiás (PPAGRO-UFG).
  • Marcelo Dias Paes Ferreira Professor e Pesquisador na Universidade Federal de Goiás (UFG), Professor do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da UFG (PPAGRO-UFG).

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2021.1074

Palavras-chave:

Política de Garantia de Preços Mínimos, Política Agrícola, Renda Agrícola

Resumo

Diversos trabalhos já analisaram os efeitos da Política brasileira de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) em mercados agrícolas, contudo, faz-se necessário um estudo que reúna em uma única análise estes esforços, este é o objetivo do presente artigo. Através de uma pesquisa bibliográfica, este trabalho diferencia-se de outros, pois aprofunda a análise das metodologias e objetivos de artigos científicos publicados a partir de 2000, trabalhando de forma mais contemporânea o tema PGPM. É possível observar que algumas culturas, como o milho e o arroz, são mais recorrentes nestas abordagens. E, apesar de não haver uma metodologia predominante, percebe-se que os preços de mercado são a principal variável para avaliar a PGPM, tendo em vista seu principal objetivo de garantia de renda mínima aos produtores rurais. Porém, muitos fatores podem afetar os preços agrícolas, desta forma modelos econométricos capazes de isolar os efeitos da PGPM sobre os preços de mercado se mostram mais próximos de identificar sua eficácia.

Biografia do Autor

Douglas Paranahyba de Abreu, Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Universidade Federal de Goiás

Economista (Universidade Federal de Goiás - UFG), Mestre em Agronegócio (UFG) e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da UFG (PPAGRO-UFG)

Alcido Elenor Wander, Pesquisador na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Professor no Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Universidade Federal de Goiás (PPAGRO-UFG).

Agrônomo (Universidade de Kassel, Alemanha), Mestre em Ciências Agrárias dos Trópicos e Subtrópicos (Georg August Univertät Göttingen, Alemanha), Doutor em Ciências Agrárias com concentração em Economia Agrícola (Georg August Univertät Göttingen, Alemanha).

Marcelo Dias Paes Ferreira, Professor e Pesquisador na Universidade Federal de Goiás (UFG), Professor do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da UFG (PPAGRO-UFG).

Graduação em Gestão do Agronegócio (Universidade Federal de Viçosa – UFV), Mestre em Economia Aplicada (UFV), Doutor em Economia Aplicada (UFV).

Downloads

Publicado

2021-06-11

Como Citar

Abreu, D. P. de, Wander, A. E., & Ferreira, M. D. P. (2021). POLÍTICA DE GARANTIA DE PREÇOS MÍNIMOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA LITERATURA. Revista Econômica Do Nordeste, 52(1), 77–92. https://doi.org/10.61673/ren.2021.1074

Edição

Seção

Artigos