CONCENTRAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO REGIONAL: O NORDESTE EM RETALHOS – 2000/2010

Autores

  • Luís Abel da Silva Filho Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Maria do Livramento Miranda Clementino Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Rodrigo Milano de Lucena Universidade Federal Fluminense
  • Bruno César Brito Miyamoto Instituto Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2020.1075

Resumo

o baixo dinamismo econômico de grande parte dos municípios do Nordeste foi, por muitos anos, responsável por um intenso movimento de concentração produtiva regional; e, em consequência, de acentuação das disparidades intrar-regionais. A consequente melhora, embora leve, nos indicadores econômicos e sociais da região é recente. Assim, este artigo pretende analisar as disparidades intrar-regionais no Nordeste, a partir de informações dos Censos Demográficos de 2000 e 2010. Para tanto, recorre-se a literatura; e, em seguida, buscam-se aglomerar os municípios a partir de três dimensões de análises. A Análise de Cluster permite constatar que há disparidades regionais entre os municípios do Nordeste, apesar da redução substancial registrada nos últimos anos, bem como a melhoria de alguns indicadores de desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

Luís Abel da Silva Filho, Universidade Regional do Cariri - URCA

Economista: É BACHAREL em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela Universidade Regional do Cariri - URCA; Possui MESTRADO em ECONOMIA pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; é Estudante de DOUTORADO em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas - IE-UNICAMP; PROFESSOR do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri - URCA. Foi Bolsista Assistente de Pesquisa III do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA (Pesquisador Visitante de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2015); Vencedor do Prêmio BNB de Economia 2015 (categoria melhor Artigo); é Líder do Laboratório de Estudos Avançados em Economia Contemporânea Aplicada - LAEC - CNPq. Possui várias publicações em periódicos relevantes nacionais e internacionais (Quális CAPES); tem vários artigos publicados em Anais de congressos nacionais e internacionais; Desenvolve pesquisas em Economia do Trabalho, Economia Regional, Economia Agrícola, Economia Internacional e Economia do Setor Público, sendo que em todas essas áreas constam trabalhos publicados em periódicos conceituados pela CAPES.

Downloads

Publicado

2021-03-31

Como Citar

da Silva Filho, L. A., Clementino, M. do L. M., de Lucena, R. M., & Miyamoto, B. C. B. (2021). CONCENTRAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO REGIONAL: O NORDESTE EM RETALHOS – 2000/2010. Revista Econômica Do Nordeste, 51(4), 85–100. https://doi.org/10.61673/ren.2020.1075

Edição

Seção

Artigos