Os incentivos fiscais do Governo do Estado de Pernambuco para atração de empresas: um caso de sucesso?

Autores

  • Isabella Leitão Neves Frota Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
  • João Policarpo Rodrigues Lima Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
  • Andrea Sales Soares de Azevedo Melo Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.109

Palavras-chave:

Políticas de desenvolvimento regional, Economia pernambucana, Investimentos.

Resumo

Cresce o interesse da academia e do público em geral em saber o que está ocorrendo em Pernambuco, especialmente na última década, haja vista o avanço dos números da economia pernambucana, notadamente no seu crescimento. Para isso, este trabalho observou a interferência do governo estadual nos últimos acontecimentos, ou seja, como o estado intervém para modificar o cenário econômico pernambucano, no que tange o uso de incentivos fiscais. Embora a intenção dos incentivos fiscais oferecidos pelo estado de Pernambuco fosse o de atrair mais empresas distribuindo-as de forma mais equitativa pelo estado, esse mecanismo não surtiu o efeito desejado até o momento. Os programas de incentivos utilizados pelo estado contribuem para atrair novos empreendimentos, mas não foram capazes de modificar de forma mais expressiva a distribuição geográfica das empresas instaladas em Pernambuco, objetivo almejado pelo governo em questão. Em que pesem os avanços obtidos, é necessário que o estado trabalhe concomitantemente em outras frentes, como a promoção de infraestrutura e qualificação da mão-de-obra.

Biografia do Autor

Isabella Leitão Neves Frota, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), especialização em Finanças Corporativas pela UFPE (2002), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente é Professora de Finanças do Núcleo de Gestão da Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste.

João Policarpo Rodrigues Lima, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1973), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1977) e doutorado em Economia - University of London (1988). Pós-doutorado na University of North London (2000). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, Nordeste do Brasil, agroindústria canavieira, arranjos produtivos, desenvolvimento local e economia regional.

Andrea Sales Soares de Azevedo Melo, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Possui graduação, mestrado e doutorado na área de Economia, sendo este último pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), em "sanduiche" com a Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, nos Estados Unidos, onde passou todo o ano de 1995. É professora de instituição pública de ensino superior desde 1990, atuando a partir de 2002 na UFPE, sendo, hoje, professora associada. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e dos Recursos Naturais, e atua principalmente nos seguintes temas: valoração econômica, sustentabildade, estudo de impacto ambiental e desenvolvimento sustentável. Nestas áreas realizou pesquisa, trabalhos técnicos, orientou monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Já ocupou cargos de coordenação de curso, coordenação de CPA; Diretoria de Avaliação e Planejamento-DAP/PROPLAN; e chefia do Departamento de Economia.

Downloads

Publicado

2016-05-06

Como Citar

Frota, I. L. N., Lima, J. P. R., & Melo, A. S. S. de A. (2016). Os incentivos fiscais do Governo do Estado de Pernambuco para atração de empresas: um caso de sucesso?. Revista Econômica Do Nordeste, 45(4), 65–80. https://doi.org/10.61673/ren.2014.109

Edição

Seção

Artigos