HISTÓRIA ECONÔMICA E ORGANIZAÇÃO SOCIOESPACIAL DE ALAGOAS (1933-2017)

Autores

  • Guilherme Carneiro Leão de Albuquerque Lopes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Fernando Cézar de Macedo Mota Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2020.1099

Palavras-chave:

Rede Urbana, Estrutura produtiva, Alagoas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral analisar a transformação da estrutura econômica e a organização socioespacial alagoana, com ênfase nas mudanças em sua rede urbana. A análise concentra-se nas mudanças da rede urbana, no processo de urbanização e na centralidade urbana alagoana como expressão material e espacial das transformações da estrutura produtiva do estado. Para realizar a pesquisa, foi utilizado o método histórico estrutural aplicado à análise regional. Concluímos que a especialização produtiva local na fabricação de açúcar e álcool a partir notadamente de 1933 com a criação do IAA, não permitiu o avanço da divisão social do trabalho e, por consequência, o avanço das forças capitalistas de produção no estado. Isso implicou em um ritmo de urbanização muito mais lento, uma rede urbana verticalizada, assim como um fraco grau da hierarquia urbana alagoana.

Biografia do Autor

Guilherme Carneiro Leão de Albuquerque Lopes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/IE/CEDE); Doutorando em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP pelo Instituto de Economia  com ênfase na área de regional e urbana no departamento do Cede de Estudos de Desenvolvimento Econômico (UNICAMP/IE/CEDE).

Fernando Cézar de Macedo Mota, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), doutorado em Economia Aplicada pelo Instituto de Economia da UNICAMP (2002) e atualmente é professor livre-docente em Economia Brasileira, na área de Política Econômica e Desenvolvimento Regional pelo Instituto de Economia da UNICAMP.

Downloads

Publicado

2020-06-17

Como Citar

Lopes, G. C. L. de A., & Mota, F. C. de M. (2020). HISTÓRIA ECONÔMICA E ORGANIZAÇÃO SOCIOESPACIAL DE ALAGOAS (1933-2017). Revista Econômica Do Nordeste, 51(2), 137–154. https://doi.org/10.61673/ren.2020.1099

Edição

Seção

Artigos