INCERTEZA E DESEMPENHO ECONÔMICO DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2020.1104

Palavras-chave:

Incerteza, IIE-Br, Construção civil

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de analisar os efeitos da incerteza econômica sobre o desempenho do setor de construção civil brasileiro. Para medir a incerteza utilizou-se o Indicador de Incerteza Econômica – Brasil (IIE-Br), do Instituto Brasileiro de Economia. Valeu-se ainda de variáveis relacionadas à construção civil, sendo estas: Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) do setor; Índice de Emprego Formal (IEF); taxa de juros real ex post; e Índice Nacional da Construção Civil (INCC). Estimou-se um Modelo Vetorial de Correção de Erros (VEC) e analisou-se as funções de resposta ao impulso, bem como a decomposição da variância dos erros de previsão. Os resultados corroboram que a incerteza é contracíclica e seus choques, após 12 meses, produzem efeitos contracionistas sobre o setor, afetando negativamente o IEF e a FBCF e positivamente o INCC.

Biografia do Autor

Karina Oliveira Belarmino Almeida, Universidade Federal de Juiz de Fora

Atua como pesquisadora no Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais (Lates) da Faculdade de Economia da UFJF utilizando principalmente métodos estatísticos e econométricos com aplicação em finanças, volatilidade econômica, desenvolvimento econômico e análise setorial.

Weslem Rodrigues Faria, Universidade Federal de Juiz de Fora

Atualmente é professor da Faculdade de Economia e do Programa de Pós-graduação em Economia da UFJF. Tem experiência em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos como modelos de equilíbrio geral, insumo-produto, econometria e econometria espacial, análise multivariada. As principais linhas temáticas de atuação são comércio internacional, desenvolvimento econômico e regional, política energética e de transporte, economia agrícola, do meio ambiente e dos recursos naturais.

Izak Carlos Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Economia pelo PPGE e pesquisador do Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais (Lates) da Faculdade de Economia da UFJF. Tem experiência metodológica em modelos de equilíbrio geral computável, modelos de insumo-produto e econométricos. Atua em análises setoriais e regionais principalmente nos temas de comércio internacional, desenvolvimento econômico e economia agrícola.

Downloads

Publicado

2021-03-31

Como Citar

Almeida, K. O. B., Faria, W. R., & Silva, I. C. (2021). INCERTEZA E DESEMPENHO ECONÔMICO DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL. Revista Econômica Do Nordeste, 51(4), 121–136. https://doi.org/10.61673/ren.2020.1104

Edição

Seção

Artigos