DESIGUALDADES SETORIAIS DOS RENDIMENTOS DO TRABALHO E CONJUNTURA ECONÔMICA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O NORDESTE E O CENTRO-SUL BRASILEIRO DE 2002 A 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2020.1141

Palavras-chave:

Desigualdade, Rendimentos do Trabalho, Nordeste, Setores Econômicos, Regressão Quantílica.

Resumo

O objetivo deste estudo foi averiguar como a conjuntura econômica afeta a dinâmica das desigualdades regionais e setoriais dos rendimentos do trabalho no Brasil. Para isso, foram comparados dois períodos distintos: um que representa uma conjuntura econômica favorável, acompanhada por melhoras da distribuição de renda em geral (2002 a 2014); e outro marcado por uma das piores crises econômicas brasileiras (2014 a 2018). A agropecuária e o Nordeste foram os parâmetros de análise, sendo a agropecuária comparada aos demais grandes setores econômicos e o Nordeste à região Centro-Sul (Sudeste, Sul e Centro-Oeste). Com dados das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNADs) de 2002, 2014 e 2018, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram realizadas análises descritivas e estimações por Mínimos Quadrados Ponderados e Regressões Quantílicas e Interquantílicas. As principais evidências obtidas foram: i) existência de desigualdades regionais e setoriais dos rendimentos do trabalho, desfavoráveis à agropecuária e ao Nordeste; ii) estas desigualdades são impactadas pela conjuntura econômica (efeitos heterogêneos); e iii) a Teoria da Segmentação do Mercado de Trabalho é relevante para explicar os diferenciais setoriais e regionais dos rendimentos do trabalho, principalmente entre os trabalhadores ocupados com menores remunerações.

Biografia do Autor

Patrick Leite Santos, Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU).

Economista. Doutorando em Economia pelo Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU).

Carlos César Santejo Saiani, Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU).

Economista. Professor do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU). Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mestre e Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2021-03-31

Como Citar

Santos, P. L., & Saiani, C. C. S. (2021). DESIGUALDADES SETORIAIS DOS RENDIMENTOS DO TRABALHO E CONJUNTURA ECONÔMICA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O NORDESTE E O CENTRO-SUL BRASILEIRO DE 2002 A 2018. Revista Econômica Do Nordeste, 51(4), 137–158. https://doi.org/10.61673/ren.2020.1141

Edição

Seção

Artigos