Pegada hídrica de uma comunidade de consumidores em Fortaleza/CE/Brasil: análise das pegadas rápida e estendida na metodologia ‘Water Footprint Network’

Autores

  • Jackeline Lucas Souza Universidade Federal do Ceará – UFC
  • Fábio Eduardo Franco Rodrigues Universidade Federal do Ceará – UFC
  • Ticiana Marinho de Carvalho Studart Universidade Federal do Ceará – UFC
  • Francisco de Assis de Souza Filho Universidade Federal do Ceará – UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.116

Palavras-chave:

Metodologia Water Footprint Network (WFN), Pegada hídrica rápida, Pegada hídrica estendida.

Resumo

A relação de consumo e escassez dos recursos hídricos é foco do presente trabalho, na tentativa de mensurar o volume de água consumido na comunidade de Fortaleza/CE/Brasil. Para tanto, foi utilizada como instrumento a aplicação de um questionário contendo as duas metodologias de cálculo de pegada hídrica, utilizada por Water Footprint Network (WFN). A análise das pegadas rápida (PHR) e estendida (PHE) foi utilizada em uma comunidade de 140 indivíduos, em 55 bairros de Fortaleza. Os resultados apontaram: a média da PHR variando entre 606 m3/ano a 3.667 m3/ano, com maior representação espacial em 20 bairros (consumo entre 801 m3/ano a 1.600 m3/ano); a média da PHE variando entre 699 m3/ano e 3.407 m3/ano, mais representada em 26 bairros (consumo entre 1.601 m3/ano a 2.400 m3/ano); a baixa correlação entre a PHR e PHE, com coeficiente de determinação (r=0,046); a homogeneidade da PHR na variância dos grupos do componente hábito alimentar (p=0,019); dos oito componentes resultantes das PHs, dois apontaram correlação positiva, o componente ‘industrializados’ e o ‘domésticos’; e, por fim, somente, 42,56% do componente doméstico na PHE foram validados com o consumo doméstico de água medido pela CAGECE.

Biografia do Autor

Jackeline Lucas Souza, Universidade Federal do Ceará – UFC

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará (1994), mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2007) e doutorado em Engenharia Civil - Recursos Hídricos (2011-2014) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professor Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC) do Departamento de Ciências Contábeis. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos temas: planejamento tributário, gestão ambiental, gestão de recursos hídricos, valoração econômica dos recursos ambientais, mensuração e custeio dos recursos hídricos, pegada hídrica na construção civil.

Fábio Eduardo Franco Rodrigues, Universidade Federal do Ceará – UFC

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Ceará (2007), mestrado em Engenharia Civil - Recursos Hídricos - Universidade Federal do Ceará (2011) e doutorado em Engenharia Civil - Recursos Hídricos - Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Ceará - Campus Canindé. Pesquisa na área de modelagem matemática e métodos numéricos aplicados a sistemas de distribuição de água e adutoras. Desenvolve, também, pesquisa na área de Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise multivariada e Álgebra Multilinear aplicadas a avaliação educacional.

Ticiana Marinho de Carvalho Studart, Universidade Federal do Ceará – UFC

Graduada em Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Ceará (1985), com Mestrado em Engenharia Civil ? Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Ceará (1991) e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2000). Atualmente é professora Titular do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará, onde atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil-Recursos Hídricos, com avaliação 6, pela CAPES, e Pesquisadora Nível II do CNPq. Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia Civil (1992 a 1996) e Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão de Recursos Hídricos (2011 a 2013) da mesma instituição. Serve como analista de projetos para diversas Fundações Estaduais de Apoio a Pesquisa e como revisora em diversas revistas nacionais e internacionais. Desenvolve pesquisas na área de Recursos Hídricos, com ênfase nos seguintes temas: Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos, Regime Hidrológico do Semiárido, Dimensionamento de Reservatórios e Variabilidade Climática. Coordenou vários projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, entre os quais nos editais CT-Hidro (2003-2006), Universal (2004-2007), Universal (2009-2012) e Universal (2012 - 2015). Tem 24 trabalhos publicados em periódicos arbitrados e mais de 100 artigos completos publicados em anais de eventos nacionais e internacionais. É autora de 6 livros e de 23 capítulos de livros na sua área de atuação. Orientou 3 teses de Doutorado, 18 dissertações de Mestrado, 18 monografias de Especialização, 14 monografias de final de curso e 32 bolsistas PIBIC. É Representante da Associação Brasileira de Recursos Hídricos no Estado do Ceará.

Francisco de Assis de Souza Filho, Universidade Federal do Ceará – UFC

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor do departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (2008-atual). Sendo desde 2011 coordenador do programa de pós graduação em recursos hídricos, saneamento e geotecnia (POS DEHA). É membro do Comitê de Assessoramento de Engenharia e Ciências Ambientais do CNPq, da Comitê Assessoramento da FUNCAP e serve como analista de projetos para diversas Fundações Estaduais de Apoio a Pesquisa. Coordena o Grupo de Pesquisa "Gerenciamento do Risco Climático para a Sustentabilidade Hídrica" da UFC. É Pesquisador Associado da Universidade de Columbia em Nova Iorque (2006-atual) sendo Diretor para o Brasil do Columbia Water Center (CWC). Serve como editor e revisor em diversas revistas nacionais e internacionais. Realizou palestras em plenário de diversos eventos nacionais como simpósios e congressos nacionais e regionais, no Senado Federal, Câmara dos Deputados, Agência Nacional de Água e Conselho Nacional de Recursos Hídricos, entre outros. Assim como, foi convidado para palestra em eventos internacionais em universidades, entre outros, na Columbia, Harvard e Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. Desenvolve pesquisas na área de Recursos Hídricos, com ênfase nos seguintes temas: alocação de águas, economia e planejamento dos recursos hídricos, clima e recursos hídricos, operação de reservatórios e qualidade da água. Foi funcionário da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), 1994-2007, tendo participado da implantação da mesma como chefe do departamento de estudos e projetos. Foi Gerente de Planejamento Técnico da Secretária de Recursos Hídricos do Ceará responsável pela coordenação técnica dos projetos do Banco Mundial Prourb, Proagua e Progerirh(1999-2001). Foi Presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), (2001-2006). Foi Professor da Universidade de Fortaleza (UNIFOR),(1995-2003). Foi membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos e presidiu a Câmara Técnica do Plano Nacional de Recursos Hídricos durante a elaboração do Plano Nacional (2005-2006). Foi Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (2008-2009). Desenvolveu projetos como coordenador de projetos e redes com diferentes organizações nacionais e internacionais entre estas: CNPq, FINEP, ANA, CGEE, ONS, FUNCEME, Ministério da Integração e Banco Mundial e regionais COGERH (Ce), CAGECE(Ce), COMPESA (Pe), APAC(Pe).

Downloads

Publicado

2016-05-09

Como Citar

Souza, J. L., Rodrigues, F. E. F., Studart, T. M. de C., & de Souza Filho, F. de A. (2016). Pegada hídrica de uma comunidade de consumidores em Fortaleza/CE/Brasil: análise das pegadas rápida e estendida na metodologia ‘Water Footprint Network’. Revista Econômica Do Nordeste, 45(3), 17–32. https://doi.org/10.61673/ren.2014.116

Edição

Seção

Artigos