CONDIÇÕES DE TRANSPORTES COMO MEIO DE SUPORTE ÀS ESPECIFICIDADES DA ECONOMIA RURAL EM TÍPICO PEQUENO MUNICÍPIO NO NORDESTE DO BRASIL

Autores

  • Maria Victória Leal de Almeida Nascimento Universidade Federal de Pernambuco
  • Mauricio Oliveira de Andrade Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2020.1163

Palavras-chave:

Economia rural, Transporte e atividades rurais, Condições de transportes rurais.

Resumo

Este artigo busca compreender o impacto das condições de transportes como suporte ao desempenho das atividades econômicas em pequenos municípios brasileiros de população predominantemente rural. Foi realizada análise quantitativa e qualitativa, a partir de uma pesquisa com representantes dos setores produtivos de um pequeno município nordestino de perfil típico rural. Inicialmente, quando analisados os problemas gerais que impactam nas atividades econômicas, os transportes aparecem de forma secundária. No entanto, quando inquiridos especificamente sobre as condições de transporte, a qualidade das infraestruturas e da oferta de serviços apresentam avaliações negativas. Observa-se em análises de cluster que os problemas afetam diferentemente as atividades urbanas e rurais. Problemas com transportes afetam mais fortemente as atividades rurais, visto que demandam mais transportes e realizam seus deslocamentos predominantemente em estradas precárias. Também preocupam os produtores rurais, os custos altos e a irregularidade na oferta de transportes. A pesquisa conclui que para melhorar o desempenho econômico das atividades desenvolvidas no meio rural, em termos de condições de transporte, devem-se implementar políticas e programas de manutenção permanente das infraestruturas rodoviárias. Para grande parte dos negócios que funcionam na zona urbana a estratégia é implantar algum nível de regulação para melhorar a oferta de transportes locais.

 

Biografia do Autor

Maria Victória Leal de Almeida Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco

Engenheira Civil, formada pela Universidade Federal de Pernambuco - CAA (2013). Mestra em Engenharia Civil e Ambiental, na Área de Materiais e Componentes da Construção Civil, formada pela Universidade Federal de Pernambuco - CAA (2016). Atuou como Engenheira Civil, da Prefeitura Municipal de Caruaru - PE, analisando e elaborando projetos e orçamentos, realizando vistoria e fiscalização de obras. Também, prestou serviço para uma empresa de consultoria, planejamento e gerenciamento em engenharia. Atualmente cursa Doutorado em Engenharia Civil, na Área de Transportes e Gestão das Infraestruturas Urbanas, pela Universidade Federal de Pernambuco - CTG. Também atua como professora, no Curso de Engenharia Civil da UNIFAVIPWyden.

Mauricio Oliveira de Andrade, Universidade Federal de Pernambuco

Engenheiro Civil (UFPE-1978), Mestre em Engenharia Civil - Transportes (UFPE-2006) e Doutor em Engenharia Civil - Transportes (UFPE-2012). Professor da Escola Politécnica de Pernambuco (UPE- 2007 a 2009) das disciplinas de Estradas 1, 2 e Pavimentos Rígidos; Professor Assistente da UFPE - CAA (2010 a fev/2013) das disciplinas de Estradas 1, 2, Topografia 1 e 2 e Tópicos de Transportes (Planejamento) e Professor Adjunto do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE (março/2013 a atual), lecionando disciplinas de Gestão das Infraestruturas, Estradas e Transportes 1 e 2, Tópicos de Transportes (Geografia dos Sistemas de Transportes), Engenharia Econômica, Transporte Urbano na graduação em Engenharia Civil e Transportes e Desenvolvimento Regional, Gestão das Infraestruturas Urbanas, Economia dos Transportes e Métodos Econométricos na Pós-graduação em Engenharia Civil. Tem 30 anos de experiência na área de consultoria de engenharia (1979 a 2009), com ênfase em Engenharia de Transportes, atuando principalmente em planejamento urbano, de sistemas viários e de transportes e no detalhamento de projetos rodoviários e de vias urbanas. Superintendente de Infraestruturas da UFPE de outubro de 2012 a outubro de 2015.

Downloads

Publicado

2020-06-17

Como Citar

Nascimento, M. V. L. de A., & Andrade, M. O. de. (2020). CONDIÇÕES DE TRANSPORTES COMO MEIO DE SUPORTE ÀS ESPECIFICIDADES DA ECONOMIA RURAL EM TÍPICO PEQUENO MUNICÍPIO NO NORDESTE DO BRASIL. Revista Econômica Do Nordeste, 51(2), 169–185. https://doi.org/10.61673/ren.2020.1163

Edição

Seção

Artigos