Influência do Programa Bolsa Família na redução do trabalho infantil: evidências para o Nordeste brasileiro

Autores

  • Aracy Alves de Araújo Universidade Federal de Uberlândia – UFU
  • Marília Fernandes Maciel Gomes Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • João Eustáquio Lima Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.117

Palavras-chave:

Trabalho infantil, Trabalho infantil doméstico, Políticas públicas, Programa Bolsa Família, Nordeste.

Resumo

No Nordeste, em 2006, em torno de 1,9 milhão de crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, desenvolviam alguma atividade laboral. Na tentativa de eliminar ou ao menos amenizar o problema do trabalho infantil, o Governo Federal vem, ao longo dos anos, adotando políticas que visam a combater a pobreza e suas consequências e, para tanto, em 2004 foi criado o programa de transferência de renda com condicionalidades, o Programa Bolsa Família - PBF. Questiona-se, entretanto, se o Programa Bolsa Família tem sido um programa social capaz de colaborar para a diminuição do trabalho infantil no Nordeste. Objetivou-se, neste trabalho, verificar se ocorreu redução no trabalho infantil entre as crianças pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa-Família, para o ano de 2006, utilizando o método de pareamento com base no escore de propensão. Os dados utilizados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, 2006. Os resultados estimados indicam que o PBF foi eficaz para reduzir o trabalho infantil no Nordeste e a quantidade de meninas e de crianças declaradas negras trabalhando. No entanto, quando verificada a eficácia do PBF sobre a incidência de trabalho infantil doméstico, notou-se que não houve redução deste tipo de trabalho.

Biografia do Autor

Aracy Alves de Araújo, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí; Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí e Doutora em Economia Aplicada, Universidade Federal de Viçosa - UFV. Professora Adjunto III da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Ministra aulas na graduação e é membro efetivo no mestrado em Meio ambiente e qualidade ambiental. Estuda questões socioeconômicas no Brasil, economia dos recursos naturais, valoração ambiental, questões financeiras ligadas à agricultura familiar.

Marília Fernandes Maciel Gomes, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1977), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1981) e doutorado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1989). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, cadeias produtivas agropecuárias, competitividade, medidas não tarifárias e políticas públicas.

João Eustáquio Lima, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1969), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1971), Mestrado em Economia - Michigan State University (1975) e Doutorado em Economia Rural - Michigan State University (1977). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia e Economia Rural com ênfase em Métodos Quantitativos e Econometria. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (Mestrado e Doutorado), atuando principalmente nos seguintes temas: produção e emprego agrícola, modernização da agricultura, eficiência na produção agropecuária, mercado de trabalho, avaliação de programas e políticas públicas, retornos dos investimentos em educação.

Downloads

Publicado

2016-05-09

Como Citar

Araújo, A. A. de, Gomes, M. F. M., & Lima, J. E. (2016). Influência do Programa Bolsa Família na redução do trabalho infantil: evidências para o Nordeste brasileiro. Revista Econômica Do Nordeste, 45(3), 33–45. https://doi.org/10.61673/ren.2014.117

Edição

Seção

Artigos