A influência do estoque de capital humano sobre a produtividade: uma análise para diversos setores

Autores

  • Tatiane Salete Mattei UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ- UNIOESTE CAMPUS TOLEDO
  • Fernanda Mendes Bezerra UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2021.1177

Palavras-chave:

Salários. Qualidade Educação. EquaçãoMinceriana.

Resumo

Partindo do pressuposto que é possível estimar os salários de uma pessoa a partir de características pessoais, econômicas e locais que interferem na produtividade, este trabalho tem o objetivo de verificar a influência do estoque de capital humano e suas externalidades, discriminação, diferenciais compensatórios e fatores aglomerativos sobre a produtividade individual dos trabalhadores dos setores comércio, serviços, construção civil e indústria de transformação das capitais brasileiras. Para alcançar aos objetivos são estimadas equações mincerianas de salários através de informações dos indivíduos contidos na RAIS de 2015. Os resultados demonstraram que a educação dos trabalhadores, sua experiência adquirida, os transbordamentos de conhecimento, a qualidade do capital humano (exceto para construção civil) e o acesso à educação formal atuam de forma positiva para a determinação da produtividade em todos os setores. A escolaridade adicional apresentou incrementos aos salários, mas com retornos decrescentes apenas no setor comércio. As aglomerações e os diferenciais do custo de vida não influenciaram positivamente para a determinação da produtividade. Os sinais dos coeficientes mostraram que os trabalhadores são compensados de acordo com as amenidades locais, além disso, pôde-se verificar que existe um diferencial de salários pró homens e pró não negros para todos os setores.

Biografia do Autor

Tatiane Salete Mattei, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ- UNIOESTE CAMPUS TOLEDO

GRADUADA EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS, MESTRA EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, DOUTORANDO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E AGROINDÚSTRIA NA UNIOESTE, CAMPUS TOLEDO-PR.

Fernanda Mendes Bezerra, UNIOESTE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (2001), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Capital humano, atuando principalmente nos seguintes temas: diferenças regionais de desenvolvimento, pobreza , desigualdades no mercado de trabalho.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Mattei, T. S., & Bezerra, F. M. (2021). A influência do estoque de capital humano sobre a produtividade: uma análise para diversos setores. Revista Econômica Do Nordeste, 52(4), 42–66. https://doi.org/10.61673/ren.2021.1177

Edição

Seção

Artigos