O intercâmbio comercial Nordeste do Brasil-Venezuela: desempenho e perspectivas

Autores

  • Paulo Ricardo Feistel Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Álvaro Barrantes Hidalgo Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Dieison Lenon Casagrande Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.121

Palavras-chave:

Comércio Nordeste e Venezuela, Vantagens comparativas, Comércio intra-setor.

Resumo

Este artigo analisa o comércio entre a região Nordeste do Brasil e a Venezuela no que se refere ao seu desempenho e perspectivas, no período de 1989 a 2011. Para caracterizar o comércio e identificar as mudanças ocorridas foram calculados diversos indicadores, vantagens comparativas reveladas, índices de concentração de comércio, indicadores de diversificação de exportações e o índice de comércio intrasetor. Houve baixa participação do Nordeste no total exportado pelo Brasil para a Venezuela e as exportações nordestinas mostraram tendência declinante a partir de 2001, enquanto as importações se mantiveram em patamar superior, resultando em déficit comercial nordestino com a Venezuela em boa parte do período. As exportações regionais para a Venezuela são constituídas de bens produzidos sob média-baixa condições de intensidade tecnológica. Os grupos de produtos com maior potencial de exportação são Plásticos e Borracha, Calçados e Couros, Têxteis e, em menor grau, Alimentos e Bebidas, todos nessa ordem. Os indicadores evidenciam alta concentração do comércio nordestino com a Venezuela em poucos produtos, principalmente pelo lado das importações. Quanto ao tipo de comércio observado entre o Nordeste e a Venezuela, os resultados obtidos apontam para o comércio essencialmente do tipo intersetorial baseado em vantagens comparativas estáticas, o comércio intra-setor explicado pelas economias de escala e diferenciação de produtos situa-se por volta de 10% nos últimos anos.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Feistel, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Economia na Área de Concentração: Economia Internacional pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D) da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Relações do Comércio Internacional; Política Comercial; Integração Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: comércio internacional-integração regional.

Álvaro Barrantes Hidalgo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui Graduação em Economia pela Universidade da Costa Rica (1973), Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1978) e Doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1983). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco, Pesquisador do CNPq, categoria I D. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, Nordeste, abertura comercial, comércio exterior, mercosul, vantagens comparativas e taxa de câmbio de equilíbrio.

Dieison Lenon Casagrande, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia (PIMES) na Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Economia e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento na Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Seus interesses acadêmicos incluem Teoria Econômica com ênfase em Economia Internacional, Econometria Aplicada, Desenvolvimento Econômico e Avaliação de Políticas.

Downloads

Publicado

2016-05-09

Como Citar

Feistel, P. R., Hidalgo, Álvaro B., & Casagrande, D. L. (2016). O intercâmbio comercial Nordeste do Brasil-Venezuela: desempenho e perspectivas. Revista Econômica Do Nordeste, 45(3), 82–97. https://doi.org/10.61673/ren.2014.121

Edição

Seção

Artigos