Eficiência técnica e heterogeneidade tecnológica dos gastos públicos em educação fundamental no Pernambuco: uma abordagem em dois estágios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2021.1210

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Gastos Públicos, Eficiência Técnica, Gestão Pública

Resumo

Este trabalho tem como propósito mensurar a eficiência técnica dos gastos públicos com educação fundamental e seus condicionantes para os municípios do Estado de Pernambuco. Para tanto, utilizou-se o método de Análise Envoltória de Dados (DEA) meta-fronteira para medir a eficiência gerencial dos municípios na alocação dos recursos públicos em educação fundamental com controle da heterogeneidade tecnológica por faixa populacional. Em seguida, um modelo de regressão censurado foi usado para identificar os possíveis condicionantes da (in) eficiência técnica na gestão das despesas públicas em educação fundamental. Os principais resultados mostram que os municípios pernambucanos podem reduzir os gastos nos anos iniciais e finais do ensino fundamental da rede pública municipal, em média, em 18,2% e 14,1%, respectivamente. Verificou-se também que os municípios do estado com até 20 mil habitantes e mais de 100 mil habitantes são, em média, mais eficientes na aplicação dos recursos públicos nos anos iniciais do ensino fundamental, enquanto que nos anos finais são os municípios entre 50 mil e 100 mil habitantes e mais de 100 mil habitantes. Ademais, descobriu-se que nota do IDEB, matrículas de alunos, média de estudantes por classe e melhores condições de desenvolvimento humano apresentam-se inversamente relacionadas à ineficiente técnica na gestão dos gastos públicos em educação fundamental, ao passo em que docentes com ensino superior e tamanho da população encontram-se diretamente associados.

Biografia do Autor

Álvaro Robério de Souza Sá, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA) - Programa de Pós-graduação em Economia.

Economista registrado no Conselho Regional de Economia (Corecon/PE) sob nº 5278. Mestrando em Economia Aplicada com ênfase em Economia Regional pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-CAA). Especialização em Gestão Econômica e Financeira com foco na análise de eficiência gerencial e em Metodologia do Ensino de Geografia e História pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP). Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-UAST) e Licenciatura em História pela Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Cursando segunda licenciatura em Geografia e pós-graduação em Docência do Ensino Superior, Mercado Financeiro e Banking e Agronegócio (UNICESUMAR). Formação de nível técnico em Administração e Segurança do Trabalho (DRT nº 13.945/PE). Membro e colaborador do Núcleo de Pesquisa em Estudos Regionais e Urbanos (NERU) da UFPE-CAA. Reconhecimentos profissionais: Menção Honrosa em Trabalho de Monografia no XIV Prêmio Pernambucano de Economia Dirceu Pessoa (Corecon/PE).

Tem interesse pelos seguintes temas: Economia Regional, Geografia Econômica, Econometria Espacial e Análise Espacial. Habilidade com softwares: Excel Avançado, Stata, Eviews, Rstudio, GeoDA, MGWR, QGiS, LaTeX, entre outros. Contato: alvaro.roberiosa@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-08-16

Como Citar

Souza Sá, Álvaro R. de. (2021). Eficiência técnica e heterogeneidade tecnológica dos gastos públicos em educação fundamental no Pernambuco: uma abordagem em dois estágios. Revista Econômica Do Nordeste, 52(3), 33–61. https://doi.org/10.61673/ren.2021.1210

Edição

Seção

Artigos