AGRICULTURA FAMILIAR E REPRODUÇÃO SOCIAL: ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DE UM GRUPO DE AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS DO OESTE DO PARANÁ

Autores

  • Fabíola Graciele Besen Docente no curso de Ciências Contábeis na UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu.
  • Clério Plein É professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atuou na graduação de Economia Doméstica (2003 até 2015) e desde 2015 no curso de Serviço Social.
  • Juarez Bortolanza Professor associado do curso de administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Cândido Rondon.
  • Valdir Serafim Junior Docente no curso de Ciências Contábeis na UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu.

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2021.1215

Palavras-chave:

agroindústria familiar, desenvolvimento local. Oeste do Paraná.

Resumo

O artigo visa analisar a importância dos processos de agroindustrialização nas propriedades rurais que transformam parcialmente/totalmente a matéria-prima. A amostra estudada compreende um grupo de 35 agroindústrias familiares rurais situadas na região Oeste do Paraná, cujas informações foram extraídas do banco de dados e relatórios da: Análise das agroindústrias familiares da BP3 efetuada pela BIOLABORE (Cooperativa de Assistência Técnica do Paraná) pelo Projeto Cultivando Água Boa da Itaipu Binacional, no período de 2015 a 2018. A pesquisa classificada como descritiva quanto a tipologia, com abordagem quantitativa e análise documental. A caracterização com análise do processo de agro industrialização familiar, desde constituição da agroindústria, mão de obra, potencialidades, problemas enfrentados na atualidade, legislação, produção e origem de matéria-prima, custos e preços, tipos de produtos comercializados e outros dados relevantes para análise. Os resultados indicam que nos casos estudados, a agroindústria familiar é uma importante estratégia de reprodução social e de desenvolvimento rural para diversificar as atividades e agregar valor aos empreendimentos agropecuários.

Biografia do Autor

Fabíola Graciele Besen, Docente no curso de Ciências Contábeis na UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu.

Professora Assistente no Curso de Ciências Contábeis na Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008) e graduação em Letras Português pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005). Possui especialização lato sensu - MBA em Administração Financeira, Contábil e Controladoria. Mestre em Extensão Inovadora e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste - Campus de Marechal Cândido Rondon (2016). Doutoranda em Desenvolvimento Rural Sustentável.

Clério Plein, É professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atuou na graduação de Economia Doméstica (2003 até 2015) e desde 2015 no curso de Serviço Social.

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000), mestrado (2003) e doutorado (2012) em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  É professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atuou na graduação de Economia Doméstica (2003 até 2015) e desde 2015 no curso de Serviço Social.

Juarez Bortolanza, Professor associado do curso de administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Cândido Rondon.

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon (1991), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) , doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) Pós-Doutorado em Administração (Gestão Universitária) (2017). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Valdir Serafim Junior, Docente no curso de Ciências Contábeis na UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu.

Professor Assistente no Curso de Ciências Contábeis na Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui especialização lato sensu - MBA em Administração Financeira, Contábil e Controladoria. Mestre em Extensão Inovadora e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste - Campus de Marechal Cândido Rondon (2016). Doutorando em Desenvolvimento Rural Sustentável.

Downloads

Publicado

2021-06-11

Como Citar

Besen, F. G., Plein, C., Bortolanza, J., & Junior, V. S. (2021). AGRICULTURA FAMILIAR E REPRODUÇÃO SOCIAL: ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DE UM GRUPO DE AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS DO OESTE DO PARANÁ. Revista Econômica Do Nordeste, 52(1), 163–183. https://doi.org/10.61673/ren.2021.1215

Edição

Seção

Artigos