O perfil socieconômico do estado do Ceará recebe uma cidade inteligente? Uma análise por meio dos componentes principais (ACP)

Autores

  • Francisca Diana Ferreira Viana Universidade Federal de Ouro Preto https://orcid.org/0000-0002-7733-1452
  • Francisco Laércio Pereira Braga Universidade Estadual do Ceará
  • Tatiane Braga Pinheiro Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2021.1218

Palavras-chave:

Indicadores Socieconômicos, Análise de Componentes Principais, Ceará.

Resumo

Este trabalho objetivou investigar a estrutura socioeconômica dos municípios cearenses, tendo em vista que na última década um projeto de construção de uma cidade inteligente vem sendo implementado no estado (no município de São Gonçalo do Amarante). Acredita-se que o êxito no funcionamento de uma cidade inteligente esteja relacionado a um bom desempenho das variáveis socioeconômicas da região. Por meio do método de análise multivariada dos componentes principais (ACP) pôde-se concluir que, a primeira componente principal teve as variáveis IDH, Ensino Fundamental e Médio as maiores relevâncias positivas. Supondo que uma cidade inteligente requer um maior grau de complexidade tecnológica, a influência positiva dos ensinos fundamental e médio (atrás do IDH) no território cearense possivelmente não é suficiente para um funcionamento nos moldes que este tipo de estrutura demanda.

Biografia do Autor

Francisca Diana Ferreira Viana, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2003), mestrado em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (2006) e Doutorado em Economia (2010) pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Professora do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Ouro Preto e do Programa de Mestrado em Economia Aplicada (PPEA/UFOP) e do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (PPGEP/UFOP). 

Francisco Laércio Pereira Braga, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Economia Ruarl pela Universidade Federal do Ceará (UFC).  Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Ciências Econômicas pela UFC. Professor do Curso de Adminstração de Empresas da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Tatiane Braga Pinheiro, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Downloads

Publicado

2021-08-16

Como Citar

Viana, F. D. F., Braga, F. L. P., & Pinheiro, T. B. (2021). O perfil socieconômico do estado do Ceará recebe uma cidade inteligente? Uma análise por meio dos componentes principais (ACP). Revista Econômica Do Nordeste, 52(3), 63–82. https://doi.org/10.61673/ren.2021.1218

Edição

Seção

Artigos