DINÂMICA E EXPANSÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR E OUTRAS CULTURAS AGRÍCOLAS NA PARAÍBA: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS DOS GASES DE EFEITO ESTUFA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2021.1229

Palavras-chave:

Bioenergia, Mudanças Climáticas, Shift-Share, Regressão quantílica

Resumo

Este artigo analisou a dinâmica e expansão da cana-de-açúcar, abacaxi, feijão, mandioca, milho e outras culturas na Paraíba com enfoque nos impactos dos gases de efeito estufa, no período de 1990 a 2017. Aplicou-se o modelo shift-share para quantificar a produção agrícola do estado da Paraíba, observando os recortes geopolíticos. Também, efetuou-se uma regressão quantílica para verificar a influência da cana-de-açúcar nos valores dos gases de efeito estufa (CO2eq), entre 1990 a 2017. Os resultados mostraram que a decomposição do efeito área em efeitos escala e substituição das culturas da cana-de-açúcar e do abacaxi foram os que mais absorveram áreas, enquanto que o feijão foi o que mais cedeu áreas para as demais. Na decomposição nos Efeitos Área (EA), Rendimento (ER) e Localização Geográfica (ELG) observou-se que na Paraíba e nos dez municípios analisados ocorreu uma expansão heterogênea, sendo os ganhos de produtividade explicados pelo EA e o ELG, pois o ER evidenciou o baixo dinamismo agrícola. A aplicação da regressão quantílica mostrou-se significativa para um impacto positivo na área plantada e quantidade produzida e negativo na área colhida.

Biografia do Autor

Wallysson Klebson de Medeiros Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Economista. Doutorando em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Raphael Abrahao, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor do Departamento de Engenharia de Energias Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com Doutorado pela Universidade de Zaragoza (Espanha, 2011) em Engenharia Química e do Meio Ambiente (área de Meio Ambiente)

Luiz Moreira Coelho Junior, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Economista. Professor do Departamento de Engenharia de Energias Renováveis do Centro de Energias Alternativas e Renováveis na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Downloads

Publicado

2021-07-07

Como Citar

Silva, W. K. de M., Abrahao, R., & Coelho Junior, L. M. (2021). DINÂMICA E EXPANSÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR E OUTRAS CULTURAS AGRÍCOLAS NA PARAÍBA: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS DOS GASES DE EFEITO ESTUFA. Revista Econômica Do Nordeste, 52(2), 155–174. https://doi.org/10.61673/ren.2021.1229

Edição

Seção

Artigos