Desconcentração no Brasil: Nordeste, da Sudene aos anos 2000

Autores

  • José Alderir da Silva Universidade do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Maria do Socorro Gondim Teixeira Universidade do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.123

Palavras-chave:

Desconcentração de renda, Nordeste, Política regional.

Resumo

Este artigo mostra o processo de desconcentração das atividades na economia brasileira, sobretudo no Nordeste, desde a implementação da Sudene ao período mais recente. Esse processo continuou nas duas décadas depois da Sudene, seguido por um período de baixo dinamismo, quando predominaram as forças do mercado, causando a inflexão do crescimento econômico e, consequentemente, a desconcentração da atividade e da renda. Contudo, no inicio dos anos 2000, a política regional e o planejamento voltaram, principalmente, na segunda metade da década. A economia brasileira inicia uma trajetória de crescimento, levando consigo o Nordeste. Diante disso, algumas questões emergem: essa dinâmica da economia brasileira tem sido acompanhada pela desconcentração da renda? Qual a situação do Nordeste dentro deste novo contexto? Diferente das últimas duas décadas, o crescimento econômico apresentado nos anos 2000 foi acompanhado pela desconcentração da produção e, por conseguinte da renda, derivado da ação mais ativa do Estado em termos de políticas regionais. Assim, conclui-se que o Nordeste, dentro desse contexto, apresentou taxas de crescimento acima da média do País elevando a renda per capita da Região. Nesse sentido, esse crescimento foi acompanhado também pela melhora no padrão de vida da população, principalmente, devido à política de transferência de renda do Governo Federal.

Biografia do Autor

José Alderir da Silva, Universidade do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Mestre em Economia pela Universidade do Rio Grande do Norte (2014). Tem interesse em áreas de Economia, com ênfase em Economia Regional, Economia Brasileira e Internacional.

Maria do Socorro Gondim Teixeira, Universidade do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Assumiu dois mandatos na Coordenação do Curso de Ciências Econômicas. Foi Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Economia - PPGECO . Faz parte da linha de pesquisa Estratégias para o Desenvolvimento Regional que por sua vez está incluída na base de Pesquisa "Estratégias para o Desenvolvimento do Nordeste: Seção Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Regional, Economia Regional e Urbana, Turismo, Energias Renováveis. Compõe a Diretoria da ANGE - Associação Nacional de Graduação em Economia.

Downloads

Publicado

2016-05-09

Como Citar

da Silva, J. A., & Teixeira, M. do S. G. (2016). Desconcentração no Brasil: Nordeste, da Sudene aos anos 2000. Revista Econômica Do Nordeste, 45(3), 118–134. https://doi.org/10.61673/ren.2014.123

Edição

Seção

Artigos