Estratégias para a sustentabilidade: um estudo multicasos sobre empresas em operação no estado do Ceará
Resumo
O presente trabalho estuda a aplicação das estratégias empresariais para a sustentabilidade em três organizações cearenses com reconhecida atuação socioambiental. Buscou identificar se as atividades socioambientais desenvolvidas por elas constituem estratégias de negócio. Para tanto, parte-se do princípio de que para serem sustentáveis, as empresas devem criar estratégias que contemplem suas responsabilidades econômica, social e ambiental, utilizando-se do conceito que “empresa sustentável é a que procura incorporar os conceitos e objetivos relacionados com o desenvolvimento sustentável em suas políticas e práticas de modo consistente”. (BARBIERI; CAJAZEIRA, 2009, p. 70). A revisão da literatura foca nas cinco abordagens estratégicas para as empresas integrarem os princípios da sustentabilidade aos seus negócios propostas pelo pesquisador Reinhardt (2007). A pesquisa de campo utiliza dados secundários, apresentando a atividade socioambiental das três empresas. Como resultado tem-se análise frente à teoria, identificando que: o Grupo Ypióca desenvolve a abordagem estratégica de economia de custos; a C. Rolim Engenharia, a abordagem de diferenciação de produto ambiental; e a Coelce, a abordagem de gestão de risco. Verificou ainda que, independentemente do foco da abordagem adotada, todas as empresas estudadas podem utilizar-se de sua atuação socioambiental para obter melhorias na imagem corporativa.
Palavras-chave
Estratégia empresarial; Sustentabilidade; Empresa sustentável; Socioambiental
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