Estratégias para a sustentabilidade: um estudo multicasos sobre empresas em operação no estado do Ceará

Autores

  • Agesilaudo da Silva Souza Universidade Federal do Ceará - UFC
  • José Carlos Lázaro da Silva Filho Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Monica Cavalcanti Sá de Abreu Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.124

Palavras-chave:

Estratégia empresarial, Sustentabilidade, Empresa sustentável, Socioambiental

Resumo

O presente trabalho estuda a aplicação das estratégias empresariais para a sustentabilidade em três organizações cearenses com reconhecida atuação socioambiental. Buscou identificar se as atividades socioambientais desenvolvidas por elas constituem estratégias de negócio. Para tanto, parte-se do princípio de que para serem sustentáveis, as empresas devem criar estratégias que contemplem suas responsabilidades econômica, social e ambiental, utilizando-se do conceito que “empresa sustentável é a que procura incorporar os conceitos e objetivos relacionados com o desenvolvimento sustentável em suas políticas e práticas de modo consistente”. (BARBIERI; CAJAZEIRA, 2009, p. 70). A revisão da literatura foca nas cinco abordagens estratégicas para as empresas integrarem os princípios da sustentabilidade aos seus negócios propostas pelo pesquisador Reinhardt (2007). A pesquisa de campo utiliza dados secundários, apresentando a atividade socioambiental das três empresas. Como resultado tem-se análise frente à teoria, identificando que: o Grupo Ypióca desenvolve a abordagem estratégica de economia de custos; a C. Rolim Engenharia, a abordagem de diferenciação de produto ambiental; e a Coelce, a abordagem de gestão de risco. Verificou ainda que, independentemente do foco da abordagem adotada, todas as empresas estudadas podem utilizar-se de sua atuação socioambiental para obter melhorias na imagem corporativa.

Biografia do Autor

Agesilaudo da Silva Souza, Universidade Federal do Ceará - UFC

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará - UFC.

José Carlos Lázaro da Silva Filho, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará, em periodo de Pos-Doutoramento no Zentrum Technik und Geselschaft (ZTG) da TU-Berlin (2016-2017), é Doutor em Planejamento Ambiental pela Technische Universität-Berlin (Alemanha), no Institut für Management in der Umweltplanung (2005), possui mestrado em Administração na área de Gestão de C&T pelo PPGA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atua na pós graduação onde desenvolve pesquisas nas áreas de Inovações Sustentáveis, Inovação Social, Gestão da Inovação, Fair Trade, Green Supply Chain, Logistica eSustentabilidade, Coordenou o Programa da Pós-Graduação em Administração e Controladoria - Profissional (PPAC-Prof) 2014/2015. Coordenou o Projeto UNIBRAL 1 (2012-2015) entre o DA-FEAAC-UFC e a SIB-HS-Bremen. Lider do grupo de pesquisa INOS (UFC).

Monica Cavalcanti Sá de Abreu, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professora Associado II da Universidade Federal do Ceará. Realizou Estagio Pós-Doutoral no Institute for Manufacturing (IfM) da University of Cambridge - (UK) (2008). Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (1990). Coordenadora do Laboratorio de Estudos em Competitividade e Sustentabilidade - LECoS/UFC. Experiência profissional nas áreas de administração, engenharia de produção e engenharia química. Desenvolve pesquisas nos temas: responsabilidade social corporativa, gestão ambiental, logística reversa, stakeholders, políticas públicas e desenvolvimento sustentável, energias renováveis e mudança climática. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2016-05-09

Como Citar

Souza, A. da S., da Silva Filho, J. C. L., & Abreu, M. C. S. de. (2016). Estratégias para a sustentabilidade: um estudo multicasos sobre empresas em operação no estado do Ceará. Revista Econômica Do Nordeste, 45(3), 135–157. https://doi.org/10.61673/ren.2014.124

Edição

Seção

Artigos