AGRICULTURA FAMILIAR EM PERNAMBUCO: O QUE DIZ O CENSO AGROPECUÁRIO DE 2017

Autores

  • Yoni de Sá Barreto Sampaio Universidade Federal de Pernambuco (PIMES)
  • Tales Wanderley Vital Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2020.1263

Palavras-chave:

Agricultura Familiar, Censo Agropecuário, Pernambuco

Resumo

A agricultura familiar tem peso substancial no número de estabelecimentos, na produção e na ocupação da mão de obra. Nos últimos 25 anos, o segmento vem sendo objeto de inúmeras políticas de apoio. A análise das características da agricultura familiar, no Estado de Pernambuco em 2017, é o objetivo deste trabalho. Notável é a convergência em produtividade, apontando aproximações entre o agronegócio e a agricultura familiar. Provavelmente deve-se, como indicado em outros dados, à melhoria do nível tecnológico e à maior integração ao mercado. Em Pernambuco, a agricultura familiar tem elevada participação na produção de leite e crescente na de ovos, assim como boa expressão na produção caprina. Nas culturas, mantém-se expressiva a produção de banana e castanha de caju. A elevada participação em diversas culturas temporárias é, antes, expressão de resiliência que de pujança. Estes resultados refletem o acerto das políticas públicas adotadas e a necessidade de ter continuidade, tanto para o fortalecimento como para a facilitação dos ajustes necessários.

Biografia do Autor

Yoni de Sá Barreto Sampaio, Universidade Federal de Pernambuco (PIMES)

Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco(1969), mestrado em Economia Agrícola pela University of California System(1972), mestrado em Economia pela University of California System(1973), doutorado em Economia Agrícola pela University of California System(1973), pós-doutorado pela Universidade de Grenoble(2009), pós-doutorado pela University of Oxford(1976) e pós-doutorado pela University of Illinois - System(1996). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco, Consultor do Banco Mundial e ASSESSOR do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico. Atuando principalmente nos seguintes temas:Econ.Agricola, Politica Economica, Reforma Agraria.

Tales Wanderley Vital, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Engenheiro Agronônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1969), Mestre em Economia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (1977) e Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991). Pós - Doutor em Comércio Internacional Agrícola por Paris1 Pantheon Sorbonne (1997) e Pós - Doutor em Economia Territorial por Grenoble II (2008). Professor Associado IV da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atua na área de Economia Agrícola, nos temas: política agrícola, cadeia produtiva, agricultura familiar e desenvolvimento rural.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Sampaio, Y. de S. B., & Vital, T. W. (2020). AGRICULTURA FAMILIAR EM PERNAMBUCO: O QUE DIZ O CENSO AGROPECUÁRIO DE 2017. Revista Econômica Do Nordeste, 51(Suplemento Especial), 155–171. https://doi.org/10.61673/ren.2020.1263