AGRICULTURA FAMILIAR NO CEARÁ: EVIDÊNCIAS A PARTIR DO CENSO AGROPECUÁRIO DE 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2020.1264

Palavras-chave:

Semiárido. Diferenças Climáticas. Tecnologias Agrícolas. Agricultura de sequeiro. Políticas públicas.

Resumo

A pesquisa objetiva avaliar os perfis das produções agropecuárias nas unidades agrícolas familiares (UAF) e patronais (UAP) do Ceará, a partir do Censo Agropecuário de 2017, bem como das regiões criadas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para o Estado. Supõe-se que as heterogeneidades detectadas nas produções das regiões decorram das diferenças climáticas. Para testar essa hipótese, criaram-se os índices de produtividade para as UAF e UAP, para aferir as sinergias entre pluviometria e produtividades. No geral, os resultados reforçaram a importância das atividades agrícolas nas UAP e nas UAF como empregadoras de trabalhadores nas áreas rurais do Estado, o que contribui para reduzir problemas decorrentes de emigração desordenada. Neste aspecto, as UAF mostraram possuir maior capacidade de absorção dessa força de trabalho, sobretudo na região com maior dificuldade climática do Estado, que é a Central e Inhamuns. Das evidências também se depreende que, regra geral, o desempenho das UAF é melhor na produção vegetal e o das UAP, na produção pecuária. O índice de produtividade criado no estudo que reúne de forma ponderada, as pluviometrias e as produtividades vegetal e pecuária, confirmou a hipótese do trabalho de que clima é fator indutor da produção agrícola no semiárido.

Biografia do Autor

José de Jesus Sousa Lemos, Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (DEA/UFC.

Maranhense de Paricatiua, povoado do município de Bequimão, Maranhão. Engenheiro Agronomo pela atual Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém Pará. Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. Doutor em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais. Pos-Doutor em Economia dos Recursos Naturais e do Meio Ambiente pela Universidade da California, Riverside, California, USA. Foi Pesquisador da EMBRAPA em Belém do Pará. Foi Professor Visitante (Visiting Scholar) na Universidade da California, Riverside, California, USA em 1994/1995. Ajudou na criação e na implantação do Curso de Mestrado em Agroeocologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em 1996 onde orientor seis Dissertações já defendidas e aprovadas. Articulista aos sabados do Jornal O Imparcial de São Luis, Maranhão, desde abril de 2004 tendo publicado mais de 728 textos inéditos. Foi Secretario de Assuntos Estratégicos e de Agricultura do Estado do Maranhão entre 2005 e 2006. Atualmente é Professor Titular na Universidade Federal do Ceará, mediante concurso público realizado em junho de 2015 tendo apresentado, além de toda a documentação pertinente, e defendido a Tese sob Título: "Pobreza e Vulnerabilidades Induzidas no Nordeste e no Semiárido Brasileiro". Coordenador do Laboratorio do Semiárido (LabSar) que criou em maio de 2014. Ganhador da Medalha do "Mérito Timbira" em dezembro de 2006. A maior condecoração conceida pelo Governo do Estado do Maranhão. Recebeu a condecoração de "Economista Emérito" pelo Conselho Regional de Economia do Maranhão (CORECON-MA) em dezembro de 2006 e Engenheiro do Ano de 2006 pelo CREA-MA. Orientou a Dissertação de Mestrado da Estudante Thelma Alves Simplicio ganhou o Prêmio de "Honra ao Mérito" Entre as Melhores do ano de 1986. Titulo do Trabalho: "CARACTERIZAÇÃO SOCIO-ECONÔMICA DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE BRASILEIRO". Resultado que pode ser conferido no link: http://sober.org.br/?op=paginas&tipo=pagina&secao=8&pagina=77 Teve Tese de Doutorado em Economia Rural recebido o Premio de Melhor Tese defendida nos Centros de Pos-Graduação do Brasil em 1984. Título: "Análise espectral de ciclos de comércio agrícola do Brasil".

Filomena Nádia Rodrigues Bezerra, Universidade Federal do Ceará (Programa de Pós-Graduação em Economia Rural - PPGER)

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Campus avançado no Cariri (2013). Mestra em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2016). Exerceu a função de professora substituta no Departamento de Economia Agrícola - DEA para os cursos de Agronomia e Engenharia de Pesca, os quais pertencem ao Centro de Ciências Agrárias - CCA da Universidade Federal do Ceará - UFC (2016). Atuou como professora substituta no Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade - CCAB para o curso de Agronomia, localizado na Universidade Federal do Cariri - UFCA (2017). Desempenhou função como bolsista no Programa de Iniciação à Docência - PID pela Universidade Federal do Ceará - Campus avançado no Cariri, onde atuou na área de Economia Rural (2012-2013) e como bolsista de Iniciação Científica UFC/CNPq (2009 - 2011), na área de Fitotecnia com ênfase em produção vegetal, na mesma instituição. Ministrou cursos de extensão rural em Gerenciamento de Recursos Hídricos pela Associação Cristã de Base - ACB em convênio com a UFC. Desenvolve pesquisas com ênfase nas áreas de Agronomia e Economia Rural, atuando nas seguintes temáticas: Bioenergias, Sustentabilidade Energética, Desenvolvimento Rural, Políticas Públicas, Mudanças Climáticas na Agricultura e Agronegócio.

João da Costa Filho, Universidade Federal do Ceará (Programa de Pós-Graduação em Economia Rural - PPGER)

Economista. Mestre em Economia Rural. Doutorando em Economia Rural pelo PPGER/UFC. Departamento de Economia Agrícola (DEA).

Natália de Oliveira Gurjão, Universidade Federal do Ceará (Programa de Pós-Graduação em Economia Rural - PPGER)

Economista. Mestre em Economia Rural pelo PPGER/UFC. Departamento de Economia Agrícola (DEA). E-mail:

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Lemos, J. de J. S., Bezerra, F. N. R., Filho, J. da C., & Gurjão, N. de O. (2020). AGRICULTURA FAMILIAR NO CEARÁ: EVIDÊNCIAS A PARTIR DO CENSO AGROPECUÁRIO DE 2017. Revista Econômica Do Nordeste, 51(Suplemento Especial), 93–112. https://doi.org/10.61673/ren.2020.1264