AGRICULTURA FAMILIAR NA PARAÍBA: PERFIL COM BASE NO CENSO AGROPECUÁRIO DE 2017

Autores

  • Ivan Targino Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB
  • Emília de Rodat Fernandes Moreira Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB.

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2020.1267

Palavras-chave:

Palavras-chave, Agricultura Familiar, Economia Regional, Paraíba.

Resumo

O artigo tem como objetivo principal traçar o perfil atual da agricultura familiar na Paraíba. Para elaborar o perfil, foram utilizados os dados do Censo Agropecuário de 2017 com base nas seguintes variáveis: características do produtor e dos estabelecimentos, organização da produção vegetal e animal, contingente e composição da força de trabalho, movimentação financeira dos estabelecimentos e padrão tecnológico. São objetivos específicos do artigo uma discussão sumária sobre o processo de formação e consolidação da agricultura familiar ao longo do tempo, bem como traçar as perspectivas atuais desse segmento produtivo. O estudo mostra que apesar do monopólio da terra ter sido um dos traços fundantes do espaço agrário estadual, a produção familiar se fez presente na sua constituição desde o início da colonização, como elemento de suporte e complementar ao projeto de colonização. Os dados atuais mostram que a agricultura familiar ainda permanece importante, particularmente na produção de alimentos e na absorção da mão de obra ocupada no setor agropecuário paraibano. Quanto às políticas públicas, a análise efetuada sinaliza para o arrefecimento, senão extinção, de um conjunto de políticas que visavam o fortalecimento da agricultura familiar.

 

Biografia do Autor

Ivan Targino, Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (1974), graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1974), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1978) e doutorado e pós-doutorado em Economia - Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne (1982 / 2004). Atualmente é professor titular da Universidade Federal da Paraíba. É membro do corpo docente do PPGG/UFPB e do MPPGAV/UFPB. Tem experiência na área de Economia e Geografia Agrária,, atuando principalmente nos seguintes temas: paraíba, brasil, nordeste, agricultura familiar e migração, bem como na temática desenvolvimento e educação. 

Emília de Rodat Fernandes Moreira, Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB.

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba, Maîtrise em Geografia pela Universidade de Paris X, Nanterre , mestrado em Analyse Regionale et Amenagement de l ´Espace pela Universidade de Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), doutorado em Estudos da América Latina - Área Geografia, pela Universidade de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) e Pós-Doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, Geografia do Trabalho e Geografia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: luta pela terra; reforma agrária; assentamentos rurais; espaço, trabalho e saúde; espaço e campesinato; agricultura familiar e desertificação; geografia do semi-árido; geografia dos paises da CPLP; Geografia da Paraíba; Geografia do Nordeste. É parecerista das revistas NERA, Agrária, GeoNordeste, Confins, Território, e Campo e Passages de Paris.Pesquisadora do Nera; Membro da Rede Dataluta.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Targino, I., & Moreira, E. de R. F. (2020). AGRICULTURA FAMILIAR NA PARAÍBA: PERFIL COM BASE NO CENSO AGROPECUÁRIO DE 2017. Revista Econômica Do Nordeste, 51(Suplemento Especial), 133–154. https://doi.org/10.61673/ren.2020.1267