Comportamento cíclico do crime e os efeitos das condições macroeconômicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2021.1281

Palavras-chave:

Crimes no Rio Grande do Sul, Modelos de componentes não observados, Análise univariada.

Resumo

Este trabalho examina o comportamento de taxas de crimes e o efeito da condições macroeconômicas nos índices de criminalidade no Rio Grande do Sul no período entre 2010 e 2017. Usando modelos de componentes não observados, as análises univariadas sugerem que as séries de crimes observadas possuem ciclos estocásticos, em que os ciclos de curto prazo possuem duração que variam entre 3 a 8 anos e os de médio prazo  variam entre 6 e 16 anos. Com relação aos efeitos das variáveis econômicas, os resultados sugerem que a situação macroeconômica influencia especialmente nos crimes contra o patrimônio, devido ao aumento da oportunidade criminal e à redução das oportunidades no mercado de trabalho legal.

 

Biografia do Autor

Renata Lemos Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Ciências Econômicas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Teoria Econômica pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é aluna de doutorado em Economia Aplicada do Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Carlos Eduardo Gomes, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Pós-Doutor, Doutor e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem experiência nas áreas de Ciência de Dados e Economia (com ênfase em Macroeconomia e Economia Aplicada).

Downloads

Publicado

2021-08-16

Como Citar

Lima, R. L., & Gomes, C. E. (2021). Comportamento cíclico do crime e os efeitos das condições macroeconômicas. Revista Econômica Do Nordeste, 52(3), 95–115. https://doi.org/10.61673/ren.2021.1281

Edição

Seção

Artigos