COMMODITIES AGRÍCOLAS: CAOS NO MERCADO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2022.1341

Palavras-chave:

Commodities, Caos, Não-linearidade, Teste BDS, Expoente de Lyapunov.

Resumo

O Brasil tem se apresentado no cenário internacional como grande produtor e exportador de commodities. Após verificar que há uma carência com respeito a trabalhos de investigação da presença do caos na série de preços das commodities comercializadas no mercado brasileiro, surgiu a motivação para a realização deste trabalho, que tem por objetivo analisar o comportamento das séries de preços das commodities quanto a presença de caos. Para alcançar este objetivo foram realizados os cálculos do teste BDS e do maior expoente de Lyapunov, utilizando o software R, aplicados às séries temporais do logaritmo dos preços diários e aos resíduos dos modelos ARMA (p,q) e EGARCH (p,q), em Real e em Dólar americano, das seguintes commodities: boi, café, açúcar, frango, soja e milho. Ao final, conclui-se que não há presença de comportamento caótico nas séries temporais analisadas.

Biografia do Autor

Antonio Marcos Bezerra, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando do Mestrado Acadêmico em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federeal do Ceará (UFC) e especialização lato sensu em Docência Universitária pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Paulo Sergio Ceretta, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduado em Administração (UFSM), Mestre em Engenharia de Produção (UFSM) e Doutor em Engenharia de Produção (UFSC). Professor Associado do Departamento de Ciências Administrativas do Centro de Ciências Sociais da UFSM.

Downloads

Publicado

2022-11-14

Como Citar

Bezerra, A. M., & Ceretta, P. S. (2022). COMMODITIES AGRÍCOLAS: CAOS NO MERCADO BRASILEIRO. Revista Econômica Do Nordeste, 53(3), 104–122. https://doi.org/10.61673/ren.2022.1341

Edição

Seção

Artigos