O Microcrédito como Estratégia de Redução da Pobreza no Nordeste: uma Avaliação a partir do Programa Crediamigo

Autores

  • Wilton Luiz da Mota Almeida Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • José Ricardo de Santana Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2011.142

Palavras-chave:

Microcrédito. Pobreza. Crediamigo. Nordeste.

Resumo

Investiga o efeito sobre a redução da pobreza de variáveis relevantes colocadas pela literatura, como a concentração de renda, o tamanho econômico, a educação e, sobretudo, o microcrédito. O objetivo é verificar se as operações de microcrédito podem influenciar na diminuição da pobreza. A avaliação foi realizada a partir do programa Crediamigo do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) usando dados de 1.243 municípios, em 2000. Foram realizadas estimações dos fatores determinantes da pobreza utilizando o método dos mínimos quadrados ordinários, em três cortes de dados. Os resultados corroboram, de um modo geral, os achados da literatura para as variáveis tradicionalmente utilizadas. No caso do microcrédito, mostra-se que este pode influenciar a diminuição da pobreza na região.

Biografia do Autor

Wilton Luiz da Mota Almeida, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe (2000), é especialista em matemática pela Universidade Federal de Sergipe. Concluiu o mestrado em economia em 2009. Atualmente é economista do Instituto Federal de Educação, Ciênciae e Tecnologia - Sergipe, e professor da Faculdade Estácio de Sergipe.

José Ricardo de Santana, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2004), mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1995) e bacharel em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (1991). É professor associado da Universidade Federal de Sergipe (UFS), vinculado ao departamento de economia, ao programa de pós-graduação em economia e ao programa de pós-graduação em ciência da propriedade intelectual, sendo ainda colaborador no programa de pós-graduação em administração. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em crescimento econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, inovação e finanças. Foi chefe do departamento de economia (DEE/UFS) e coordenador do centro de inovação e transferência de tecnologia (CINTEC/UFS). Foi ainda vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). Atualmente é diretor presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE).

Downloads

Publicado

2016-06-08

Como Citar

Almeida, W. L. da M., & de Santana, J. R. (2016). O Microcrédito como Estratégia de Redução da Pobreza no Nordeste: uma Avaliação a partir do Programa Crediamigo. Revista Econômica Do Nordeste, 42(1), 25–48. https://doi.org/10.61673/ren.2011.142

Edição

Seção

Artigos