Cenários de Mudanças Climáticas e Agricultura no Brasil: Impactos Econômicos na Região Nordeste

Autores

  • Edson Paulo Domingues Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Aline Souza Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Ricardo Machado Ruiz Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2011.147

Palavras-chave:

Mudanças Climáticas. Meio Ambiente. Economia Regional. Equilíbrio Geral.

Resumo

Analisa o impacto de mudanças climáticas no Nordeste a partir de estimativas das implicações sobre a disponibilidade de terras aptas para a atividade agrícola em um conjunto de cultivos. Estas informações, baseadas em cenários de aquecimento global do International Panel of Climate Change (IPCC), alimentam um modelo inter-regional de equilíbrio geral computável para o Brasil, o que possibilita desenvolver uma análise em vários aspectos das implicações econômicas regionais desse fenômeno. Os resultados encontrados indicam um elevado potencial de perdas econômicas no Nordeste, especialmente nos estados mais pobres, apontando para a necessidade de políticas de mitigação e de controle de emissões. Na ausência destas políticas, os efeitos econômicos sobre o emprego, por exemplo, podem gerar impactos significativos sobre os fluxos migratórios, repercutindo na forma de elevada pressão sobre os serviços de infraestrutura urbana das metrópoles do Nordeste e de outras regiões do país.

Biografia do Autor

Edson Paulo Domingues, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor Associado do Departamento de Ciências Econômicas; Pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) ? Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Presidente da Associação Brasileira de Estudos Regionais (ABER). Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq) e Bolsista do Programa Pesquisador Mineira (PPM-Fapemig). Coordena o Curso de Graduação em Ciências Econômicas da UFMG. Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (1995), mestre em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1998) e Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (2002), com Doutorado-sanduíche na Universidade de Illinois Urbana-Champaign (2000-01). Tem experiência na área de Economia Aplicada, com ênfase em modelos de equilíbrio geral computável, atuando principalmente nos seguintes temas: economia regional, economia do meio ambiente, mudanças climáticas, e políticas comerciais e tributárias. Parecerista da Papers in Regional Science, Energy Economics, Energy Policy, Climate Policy, Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, Revista de Economia e Sociologia Rural, Pesquisa e Planejamento Econômico, Nova Economia e Estudos Econômicos.

Aline Souza Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e Mestrado em Economia pelo CEDEPLAR\UFMG. Concluiu Doutorado em Economia Regional pelo CEDEPLAR/UFMG com Doutorado-sanduíche na Universidade de Illinois Urbana-Champaign (2011-12). É Professora Adjunta do Departamento de Ciências Econômicas da FACE-UFMG, e do Cedeplar-UFMG. É Vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Modelagem Econômica e Ambiental (NEMEA), grupo de pesquisa do Cedeplar-UFMG. É integrante da sub-rede de Economia na Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Meio Ambiente, Economia Regional e Urbana e Métodos e Modelos Matemáticos, atuando principalmente nos seguintes temas: economia regional, equilíbrio geral computável e economia das mudanças climáticas. 

Ricardo Machado Ruiz, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1988), mestre em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutor em Economia pela The New School for Social Research (2003). Tem experiência na área de Economia nos seguintes temas: organização industrial, economia industrial, mudanças tecnológicas, política antitruste e regulação, economia e desenvolvimento regional. É professor associado da Faculdade de Ciências Econômicas e do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR), ambos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) no período 01/2010 a 02/2014. Atualmente é Vice-Presidente e Diretor de Prospecção de Negócios do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais ? INDI (Agência de Promoção de Investimentos).

Downloads

Publicado

2016-06-10

Como Citar

Domingues, E. P., Magalhães, A. S., & Ruiz, R. M. (2016). Cenários de Mudanças Climáticas e Agricultura no Brasil: Impactos Econômicos na Região Nordeste. Revista Econômica Do Nordeste, 42(2), 229–246. https://doi.org/10.61673/ren.2011.147

Edição

Seção

Artigos