Considerações sobre Receitas Municipais em Estados do Nordeste: Comparação entre Bahia, Ceará e Piauí: 2007

Autores

  • Luís Abel da Silva Filho Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • William Gledson e Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Adriano Olivier de Freitas e Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Yuri Cesar de Lima e Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2011.148

Palavras-chave:

Transferências Constitucionais. Receita Corrente. Bahia, Ceará, Piauí.

Resumo

Analisa o comportamento das receitas municipais baianas, cearenses e piauienses, focalizando os possíveis laços de dependência das entidades municipais quanto às transferências intergovernamentais. A hipótese deste estudo decorre da ideia de que os municípios dos enfatizados estados são fortemente dependentes de recursos advindos de outras instâncias de governo (normalmente de maior amplitude), apresentando um padrão de arrecadação próprio relativamente tênue comparado ao que se arrecada através de transferências. Metodologicamente, utiliza uma revisão de literatura convergente à ideia do federalismo fiscal vivenciada no Brasil, além do uso de amostragem que permite a adoção de instrumentais estatísticos e econométricos a fim de se obterem os resultados da pesquisa. Assim, pretende calcular indicadores de finanças públicas para demonstrar a existência ou não de dependência, associando-se a isso uma análise de regressão múltipla do tipo log-log, na tentativa de robustecer os resultados do exame. Finalmente, verifica que, de fato, há os anunciados movimentos de dependência intergovernamentais relativos aos municípios dos estados apresentados.

Biografia do Autor

Luís Abel da Silva Filho, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Economista. É bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri - URCA; Possui mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; é estudante de doutorado em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas - IE-UNICAMP; Professor do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri - URCA. Foi Bolsista Assistente de Pesquisa III do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA (Pesquisador Visitante de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2015); é Líder do Laboratório de Estudos Avançados em Economia Contemporânea Aplicada - LAEC - CNPq. Possui várias publicações em periódicos relevantes nacionais e internacionais (Quális CAPES); tem vários artigos publicados em Anais de congressos nacionais e internacionais; Desenvolve pesquisas em Economia do Trabalho, Economia Regional, Economia Agrícola, Economia Internacional e Economia do Setor Público, sendo que em todas essas áreas constam trabalhos publicados em periódicos conceituados pela CAPES.

William Gledson e Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Possui graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). MESTRE em ECONOMIA pelo Programa de Pós-graduação da UFRN e Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFRN; atuando principalmente nos seguintes temas: Finanças Públicas Municipais, Instituições aplicadas ao contexto fiscal e a Economia Regional. É professor Assistente do Departamento de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus de Açu.

Adriano Olivier de Freitas e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual do Piauí. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: Rio Grande do Norte, indústria, lei de responsabilidade fiscal, receita corrente e indústria petrolífera. Desempenha às funções: Coordenador de Projetos Institucionais, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROP) e Assessor de Propriedade Intelectual, junto ao Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual do Piauí (NIT-UESPI) 

Yuri Cesar de Lima e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Economista. Professor Assistente do Departamento de Economia da Universidade Federal de Roraima. Possui Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011) e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é aluno do doutorado em Economia do PIMES/UFPE. Tem experiência na área de Economia Regional e Teoria Macroeconômica.

Downloads

Publicado

2016-06-10

Como Citar

da Silva Filho, L. A., e Silva, W. G., e Silva, A. O. de F., & e Silva, Y. C. de L. (2016). Considerações sobre Receitas Municipais em Estados do Nordeste: Comparação entre Bahia, Ceará e Piauí: 2007. Revista Econômica Do Nordeste, 42(2), 409–424. https://doi.org/10.61673/ren.2011.148

Edição

Seção

Artigos