O Impacto do Programa Agente Rural sobre a Qualidade de Vida e Geração de Emprego e Renda das Famílias Assistidas do Estado do Ceará

Autores

  • Veronica Sousa Ferreira Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Ahmad Saeed Khan Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Ruben Dario Mayorga Mera Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2011.152

Palavras-chave:

Agente Rural. Qualidade de Vida. Emprego. Renda.

Resumo

Este estudo avalia o impacto do Programa Agente Rural (PAR) sobre a qualidade de vida e geração de emprego e renda dos produtores assistidos. O nível de qualidade de vida dos produtores foi obtido através da construção do índice de qualidade de vida. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários semiestruturados nos municípios de Baturité, Iguatu e Quixadá. Foram selecionados aleatoriamente 90 produtores: 45 assistidos e 45 não-assistidos, em diferentes localidades dos municípios. Utilizaram-se os testes t-Student e H de Kruskall-Wallis para comparação das médias e proporções, respectivamente, a fim de mensurar o impacto do programa sobre os produtores assistidos. Os resultados mostram que, em geral, o índice de qualidade de vida e a geração de emprego e renda agropecuária dos produtores assistidos são superiores aos dos produtores não-assistidos, significando que o PAR apresenta impactos positivos na geração de emprego e renda e qualidade de vida dos produtores assistidos.

Biografia do Autor

Veronica Sousa Ferreira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Ceará. Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Ceará.

Ahmad Saeed Khan, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia - West Pakistan Agricultural University (1968), mestrado em Economia - Colorado State University (1973), mestrado em Economia Agrícola - West Pakistan Agricultural University (1970) e doutorado em Economia Agrícola e Recursos Naturais - Oregon State University (1977). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará, membro do conselho editorial de várias revistas científicas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura familiar, desenvolvimento sustentável, avaliação das políticas públicas, inovação tecnológica, geração de emprego e renda.

Ruben Dario Mayorga Mera, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Economia Agrícola pela Universidad Incca de Colombia(1973), especialização em Gerência de Marketing pela Universidade Estadual do Ceará(2003), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa(1977), mestrado em Artes pela University of Arizona(1987) e doutorado em Ciência dos Recursos de Terras Áridas pela University of Arizona(1989). Atualmente é Professor - PROPAP da Universidade Federal do Ceará e Pesquisador Nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ciências dos Recursos de terras áridas, Integraçao de mercado, Nordeste do Brasil.

Downloads

Publicado

2016-06-10

Como Citar

Ferreira, V. S., Khan, A. S., & Mera, R. D. M. (2016). O Impacto do Programa Agente Rural sobre a Qualidade de Vida e Geração de Emprego e Renda das Famílias Assistidas do Estado do Ceará. Revista Econômica Do Nordeste, 42(2), 425–442. https://doi.org/10.61673/ren.2011.152

Edição

Seção

Artigos