Fatos Estilizados dos Ciclos de Negócios no Estado do Espírito Santo: Uma Abordagem Quantitativa

Autores

  • Matheus Albergaria de Magalhães Universidade de São Paulo - USP
  • Anna Paula Lage Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2011.162

Palavras-chave:

Macroeconomia. Economia Regional e Urbana. Ciclos de Negócios. Espírito Santo.

Resumo

Estuda as propriedades quantitativas dos ciclos de negócios ocorridos no Estado do Espírito Santo desde a década de 1990. Para tanto, usa a metodologia comum a estudos do gênero, com ênfase na análise da volatilidade das variáveis estudadas, bem como seu grau de correlação com medidas de nível de atividade. Os resultados obtidos demonstram que, ao longo do período analisado, os seguintes padrões empíricos podem ser identificados: (i) o nível de atividade estadual vem apresentando um padrão de crescimento sustentado; (ii) as flutuações cíclicas de variáveis econômicas referentes ao contexto estadual são nitidamente mais voláteis do que aquelas referentes ao caso nacional; (iii) tem ocorrido um aumento no grau de persistência das flutuações, tanto no caso nacional quanto estadual; (iv) o estado vem apresentando, em média, um padrão coincidente com o país durante períodos de expansão econômica, embora o mesmo não ocorra durante períodos de recessão; (v) o estado apresenta forte grau de comovimento com o índice de atividade nacional, assim como com alguns estados das regiões Sul e Sudeste, embora não ocorra um padrão de precedência temporal entre essas variáveis.

Biografia do Autor

Matheus Albergaria de Magalhães, Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1998), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) (2004) e título de Master in Arts - The Ohio State University (2008). Atualmente cursa Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo (PPGA-USP). Ocupou o cargo de Professor Auxiliar e de MBA na FUCAPE Business School no período 2012-2014, tendo atuado como Coordenador do Centro de Estudos e Análises Econômicas (CEAE) durante o ano de 2014. Adicionalmente, ocupou o cargo de Especialista em Pesquisas Governamentais no Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) no período 2009-2014, atuando como Coordenador de Estudos Econômicos em 2009-2010. Tem experiência nas áreas de Administração e Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: ciclos de negócios, crescimento econômico, distribuições em cauda longa, economia experimental e economia do estado do Espírito Santo.

Anna Paula Lage Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutoranda em Engenharia Ambiental na Universidade Federal do Espírito Santo. É mestre em Engenharia Ambiental na área de Recursos Hídricos da Universidade Federal do Espírito Santo e Especialista em Geoprocessamento pela Pontífice Universidade Católica de Minas Gerais. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo e em Tecnologia de Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal do Espírito Santo. 

Downloads

Publicado

2016-06-15

Como Citar

de Magalhães, M. A., & Ribeiro, A. P. L. (2016). Fatos Estilizados dos Ciclos de Negócios no Estado do Espírito Santo: Uma Abordagem Quantitativa. Revista Econômica Do Nordeste, 42(3), 597–620. https://doi.org/10.61673/ren.2011.162

Edição

Seção

Artigos