MODELAGEM DA DEMANDA DE COMBUSTÍVEL NO BRASIL: A IMPORTÂNCIA DOS VEÍCULOS FLEX

Autores

  • Cinthia Cabral da Costa Pesquisadora Embrapa Instrumentação.
  • Heloisa Lee Burnquist Professora da ESALQ/USP.
  • Maurício Jorge Pinto de Souza Professor da FEARP/USP (in memoriam).
  • Constanza Valdes Agricultural Economist, ERS, United States Department of Agriculture.

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2017.164

Palavras-chave:

Biocombustível, demanda de combustível, veículos flex

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da expansão dos veículos flex na frota de veículos leves no Brasil sobre a demanda dos diferentes tipos de combustíveis utilizados na mesma: etanol hidratado e gasolina. O estudo inclui uma análise crítica das estimativas anteriores de demanda de combustíveis no Brasil de modo a explicar a importância da presente estimativa, incluindo os dados mais recentes possíveis. Os resultados indicam que a demanda por etanol hidratado é elástica em relação aos preços, tanto do próprio combustível quanto preço cruzado da gasolina; que a demanda preço da gasolina é inelástica a ambos os preços e; que a renda tem um efeito positivo e significativo sobre a demanda de gasolina, mas tem efeito negativo sobre a demanda de etanol hidratado. Estes resultados podem orientar a formulação de políticas para impulsionar o consumo de biocombustíveis no Brasil, considerando que, nos últimos anos, o mercado de etanol hidratado tem se mantido estagnado devido a distorções introduzidas pelas políticas do governo brasileiro.

Biografia do Autor

Cinthia Cabral da Costa, Pesquisadora Embrapa Instrumentação.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1998), mestrado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2004). Foi pesquisadora sênior do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacional - ICONE (2005-2008), onde atuou principalmente em estudos técnicos sobre as negociações do Brasil na Rodada Doha da OMC. Foi professora adjunta da Universidade Federal de São Carlos (2008-2010). Atualmente é pesquisadora da Embrapa Instrumentação. Possui publicações no Brasil e no exterior entre artigos em revistas científicas e congressos; capítulos de livros e outros. Atuou junto a vários projetos financiados por instituições nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional e com energia combustível, principalmente etanol. Os principais instrumentais de análise com que têm experiência são: modelagem econômica de equilíbrio parcial; modelos de insumo-produto e econometria de séries temporais e de dados em painel.

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

Costa, C. C. da, Burnquist, H. L., Souza, M. J. P. de, & Valdes, C. (2017). MODELAGEM DA DEMANDA DE COMBUSTÍVEL NO BRASIL: A IMPORTÂNCIA DOS VEÍCULOS FLEX. Revista Econômica Do Nordeste, 48(3), 113–127. https://doi.org/10.61673/ren.2017.164

Edição

Seção

Artigos