Eficiência nos gastos públicos em educação fundamental nos Municípios do Rio Grande do Norte

Fabiano da Costa Dantas, Edward Martins Costa, Jorge Luiz Mariano da Silva

Resumo


Este trabalho tem como objetivo mensurar o grau de eficiência na alocação dos recursos públicos oriundos do FUNDEB em educação fundamental dos municípios do Rio Grande do Norte no ano de 2011. Parte-se do pressuposto de que a relação entre as políticas públicas educacionais dos governos municipais e a preocupação com a eficiência na alocação dos recursos em educação se limita apenas em aumentar os gastos em educação. Pretende-se, a partir do modelo de Análise Envoltória de Dados (DEA) com Retornos Variáveis de Escala (VRS), estimar as eficiências dos gastos púbicos municipais em educação e expurgar o problema dos outliers, através do modelo de supereficiência. Estimações apontam que os municípios do Rio Grande do Norte não alocam seus recursos públicos em educação fundamental de maneira eficiente.


Palavras-chave


Eficiência; Educação; Rio Grande do Norte.

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