Eficiência nos gastos públicos em educação fundamental nos Municípios do Rio Grande do Norte

Autores

  • Fabiano da Costa Dantas Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA
  • Edward Martins Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Jorge Luiz Mariano da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2015.178

Palavras-chave:

Eficiência, Educação, Rio Grande do Norte.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mensurar o grau de eficiência na alocação dos recursos públicos oriundos do FUNDEB em educação fundamental dos municípios do Rio Grande do Norte no ano de 2011. Parte-se do pressuposto de que a relação entre as políticas públicas educacionais dos governos municipais e a preocupação com a eficiência na alocação dos recursos em educação se limita apenas em aumentar os gastos em educação. Pretende-se, a partir do modelo de Análise Envoltória de Dados (DEA) com Retornos Variáveis de Escala (VRS), estimar as eficiências dos gastos púbicos municipais em educação e expurgar o problema dos outliers, através do modelo de supereficiência. Estimações apontam que os municípios do Rio Grande do Norte não alocam seus recursos públicos em educação fundamental de maneira eficiente.

Biografia do Autor

Fabiano da Costa Dantas, Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2008). Mestrado em Economia Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2013). Professor da Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA, com experiência nas disciplinas de Economia para Engenharia, Teoria Econômica e Economia Brasileira.

Edward Martins Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professor da Universidade Federal do Ceará - Departamento de Economia Agrícola, Campus do Pici/UFC. Membro Permanente do Mestrado Acadêmico em Economia Rural - MAER/UFC.

Jorge Luiz Mariano da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professor Associado IV, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Doutorado e Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Coordenou o Mestrado em Economia da UFRN, no biênio 2004-2006. Atua nas áreas da avaliação de políticas públicas, pobreza, distribuição de renda rural e comércio exterior.

Downloads

Publicado

2016-06-16

Como Citar

Dantas, F. da C., Costa, E. M., & da Silva, J. L. M. (2016). Eficiência nos gastos públicos em educação fundamental nos Municípios do Rio Grande do Norte. Revista Econômica Do Nordeste, 46(1), 27–40. https://doi.org/10.61673/ren.2015.178

Edição

Seção

Artigos