Análise multidimensional da pobreza rural no Brasil

Autores

  • Joseph David Barroso Vasconcelos de Deus Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Roberio Telmo Campos Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Kilmer Coelho Campos Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Jimmy Lima de Oliveira Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Rosemeiry Melo Carvalho Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2015.180

Palavras-chave:

Pobreza Rural Multidimensional, Conjuntos Fuzzy, Brasil.

Resumo

Objetivou-se com este estudo mapear a pobreza rural brasileira sob uma perspectiva multidimensional para o ano de 2009 através da elaboração de uma medida multidimensional capaz de ordenar os estados brasileiros quanto ao grau de pobreza rural, além de identificar os atributos que mais contribuem para o problema. A técnica fuzzy e uma ponderação de pesos relativos foram usadas para construir o índice de pobreza. Os resultados confirmam que: as áreas rurais dos estados pertencentes às regiões Norte e Nordeste atingem o maior grau de pobreza; quanto aos pesos e índice unidimensional, identifica-se que para 25 das 27 unidades da federação, a posse de fogão e radio ou TV são os indicadores de maior peso e, portanto, demonstra baixa privação relativa destes bens e serviços por parte dos domicílios rurais; a condição de ocupação e conhecimento demonstrou ser os atributos de maior contribuição para o índice multidimensional.

Biografia do Autor

Joseph David Barroso Vasconcelos de Deus, Universidade Federal do Ceará - UFC

Joseph David B. Vasconcelos de Deus é doutorando em Economia na Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2013), Graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2015) e Graduação em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2009). Foi premiado com o título de distinção acadêmica (Magna Cum Laude) em reconhecimento ao seu alto desemprenho durante os estudos de graduação. Teve sua dissertação de mestrado premiada entre os três melhores trabalhos de pós-graduação stricto sensu pelo Encontro Regional de Economia (Anpec) e Fórum BNB de Desenvolvimento em 2013. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Macroeconomia e análise de política macroeconômica, atuando principalmente sobre temas relacionados a política fiscal e monetária. Também atua nos seguintes temas: análise de bem-estar social e mensuração de pobreza e desigualdade de renda, além de análise econômica do Direito. Dedicou-se durante três anos de sua vida acadêmica à atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas à universidade pública. Atualmente é professor Assistente I da faculdade de Direito e de Economia e Finanças do IBMEC/RJ. 

Roberio Telmo Campos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1976), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1980) e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991). Atualmente é membro da diretoria da SOBER como representante da região Nordeste, é associado e consultor da Revista da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Professor titular do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase nas áreas de Administração Rural, Elaboração e Avaliação de Projetos Agrícolas, sob os pontos de vista privado, econômico e social, assim como nas áreas de risco e de capacidade de pagamento por água bruta em perímetros irrigados do Nordeste. 

Kilmer Coelho Campos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor Adjunto IV do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Campus Pici, onde leciona as disciplinas de Administração Rural (Curso de Graduação em Agronomia e Zootecnia) e Administração de Empresas Rurais (Curso de Mestrado em Economia Rural). Possui Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará, Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atua principalmente nos seguintes temas: Administração de Empresas Rurais, Elaboração e Avaliação de Projetos, Análise Estatística Multivariada e Arranjos Produtivos Locais.

Jimmy Lima de Oliveira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Ceará, com graduação e mestrado em economia pela mesma universidade. Atualmente é analista de políticas públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos e Avaliação de Políticas Públicas.

Rosemeiry Melo Carvalho, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduada em Engenharia de Pesca, mestre em Economia Rural e doutora em Economia. Leciona nos cursos de graduação em Agronomia, Zootecnia e Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará. Áreas de interesse: Economia da Produção, Comércio Internacional e Desenvolvimento Econômico.

Downloads

Publicado

2016-06-16

Como Citar

Vasconcelos de Deus, J. D. B., Campos, R. T., Campos, K. C., de Oliveira, J. L., & Carvalho, R. M. (2016). Análise multidimensional da pobreza rural no Brasil. Revista Econômica Do Nordeste, 46(1), 57–75. https://doi.org/10.61673/ren.2015.180

Edição

Seção

Artigos