A eficiência das inovações tecnológicas no Brasil: Uma análise sobre a indústria de transformação

Autores

  • Phelipe André Matos Cruz Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Márcia Jucá Teixeira Teixeira Diniz Universidade Federal do Pará - UFPA
  • André Luiz Ferreira e Silva Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Marcelo Bentes Diniz Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2015.189

Palavras-chave:

Eficiência Econômica, Fronteira Estocástica, Inovação Tecnológica.

Resumo

Este artigo avalia os impactos de investimentos em inovação sobre a eficiência econômica da indústria de transformação no Brasil. Para tal análise, a taxa de participação, em termos da receita líquida, é a variável-chave das empresas que inovam em 23 setores selecionados. Os dados advêm da Pesquisa de Inovação Tecnológica do IBGE (PINTEC), de 1998 a 2011. Utiliza-se o Modelo de Fronteira Estocástica, que estima a eficiência produtiva das empresas, controlando a introdução de inovações. Os resultados apontaram Fabricação de produtos alimentícios; Fabricação de bebidas e Fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis como setores mais eficientes, pois estimularam sua receita líquida através da inovação. Fabricação de produtos diversos; Fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos; Fabricação de outros equipamentos de transporte foram classificados como menos eficientes. Sinteticamente, a eficiência econômica dos setores melhor ranqueados se deveu ao relativo imediatismo do retorno financeiro das inovações incrementais.

Biografia do Autor

Phelipe André Matos Cruz, Universidade Federal do Pará - UFPA

Bacharel em Economia e mestre em Economia Industrial pela UFPA. Atuou como assessor técnico do Grupo de Trabalho sobre Empreendedorismo da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (UNIVERSITEC). Atual docente de disciplinas da área de Economia e Finanças da Faculdade de Economia da UFPA.

Márcia Jucá Teixeira Teixeira Diniz, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em Economia pela Universidade de Fortaleza (1986), mestrado em Economia pelo Centro de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da Universidade Federal do Ceará (1999) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (2008). É professora adjunta da Universidade Federal do Pará onde tem experiência na área de Economia Industrial e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas nacionais de inovação, indústrias, competitividade e economia ambiental. Ministras aulas: Microeconomia e Economia Industrial na Graduação; Microeconomia; Economia Industrial; e, Economia Ambiental no Programa de Pós Graduação em Economia - PPGE/UFPA

André Luiz Ferreira e Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

André Luiz Ferreira e Silva é Professor Assistente II do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará (ICSA/UFPA) onde atua na graduação e pós-graduação latu sensu nas faculdades de Administração (FAAD) e Economia (FACECON), ministrando em disciplinas na área de Economia, com ênfase em métodos quantitativos aplicados. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade da Amazônia (2004) e Mestrado em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Pará (2009). Atualmente, é coordenador do curso de Especialização em Gestão Pública modalidade EAD pela FAAD, mas dedica-se a pesquisa científica com temas relacionados à Economia Regional Aplicada.

Marcelo Bentes Diniz, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Pará (1993), mestrado no Curso de Pós-Graduação em Economia - CAEN pela Universidade Federal do Ceará, com concentração em Teoria Econômica (1997) e doutorado também no Curso de Pós-Graduação em Economia - CAEN pela Universidade Federal do Ceará (2005), com concentração em Desenvolvimento Econômico e Regional. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdade e pobreza, amazônia, meio ambiente, indústria brasileira, competitivida e desenvolvimento local. 

Downloads

Publicado

2016-07-12

Como Citar

Cruz, P. A. M., Teixeira Diniz, M. J. T., e Silva, A. L. F., & Diniz, M. B. (2016). A eficiência das inovações tecnológicas no Brasil: Uma análise sobre a indústria de transformação. Revista Econômica Do Nordeste, 46(3), 27–40. https://doi.org/10.61673/ren.2015.189

Edição

Seção

Artigos