Determinantes estruturais do crescimento da produção brasileira de grãos por estados da federação:1989/90/91 e 2006/07/08

Autores

  • Gláucia de Almeida Padrão Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Marília Fernandes Maciel Gomes Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Joao Carlos Garcia Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.198

Palavras-chave:

Agricultura. Produtividade. Shift-share.

Resumo

Apresenta a evolução do crescimento da produção dos principais grãos brasileiros, que são arroz, feijão, milho, soja, sorgo e trigo, entre os estados brasileiros, por meio do shift-share. Basea-se na teoria da inovação induzida, visando fornecer subsídios às organizações públicas e privadas que direcionam esforços e recursos para formulação de políticas econômicas para o setor. Concluiu que o efeito de maior incidência sobre a produção foi o efeito localização, demonstrando vantagens comparativas da produção dos grãos em algumas regiões em detrimento das outras.

Biografia do Autor

Gláucia de Almeida Padrão, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário de Sete Lagoas (2008), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2010) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Atualmente é Analista de economia da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, comércio internacional, agricultura e meio ambiente.

Marília Fernandes Maciel Gomes, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1977), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1981) e doutorado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1989). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, cadeias produtivas agropecuárias, competitividade, medidas não tarifárias e políticas públicas.

Joao Carlos Garcia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa

Engenheiro Agronomo pela Universidade Federal de Viçosa (1972), mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1975) e doutor em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1978). Pesquisador III da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e professor licenciado da Faculdade de Ciências Gerenciais da UNIFEMM. Tem experiência na área de Economia Agrária e dos Recursos Naturais e de Inteligência Competitiva (coordenador do Centro de Inteligência do Milho), atuando principalmente nos seguintes temas: milho, sorgo, sistemas de produção, pesquisa agrícola, economia da produção e inovações tecnológicas. Nos últimos anos tem atuado no desenvolvimento do relacionamento com empresas licenciadas para a produção de sementes de cultivares obtidas no programa de melhoramento genético e no desenvolvimento de modelos de negócio para licenciamento de outros ativos tecnológicos gerados no programa de pesquisa da Embrapa Milho e Sorgo. Desde 2008 supervisiona as atividades de gestão de inovação e de proteção intelectual na Embrapa Milho e Sorgo.

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

Padrão, G. de A., Maciel Gomes, M. F., & Garcia, J. C. (2016). Determinantes estruturais do crescimento da produção brasileira de grãos por estados da federação:1989/90/91 e 2006/07/08. Revista Econômica Do Nordeste, 43(1), 51–66. https://doi.org/10.61673/ren.2012.198

Edição

Seção

Artigos