Fatores determinantes da alocação de tempo em trabalho não-agrícola por famílias do projeto Dom Helder Câmara

Autores

  • Shirley Pereira de Mesquita Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Luciano Menezes Bezerra Sampaio Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Hilton Martins de Brito Ramalho Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.199

Palavras-chave:

Trabalho Não-Agrícola. Participação. Horas Alocadas. Modelo Double Hurdle.

Resumo

Analisa as variáveis que influenciam a alocação de trabalho não-agrícola de famílias rurais do Nordeste brasileiro. Utiliza duas estratégias empíricas: um modelo double hurdle que permite a estimação conjunta das decisões de participação no mercado de trabalho não-agrícola e da quantidade de horas alocadas neste e, de modo alternativo, para estas mesmas duas decisões, estimativas separadas pelos modelos probit e tobit, respectivamente. Os resultados apontaram que algumas variáveis, destacando gênero, apresentam efeitos contrários para a decisão de participação e de quantidade de horas trabalhadas, pelo modelo double hurdle, o que não é possível captar quando se recorre aos outros dois modelos citados e mais comumente usados na literatura. Os resultados destacam, ainda, a importância de características individuais, tais como idade, anos de estudo e estrutura familiar (número de crianças) nas decisões de trabalho não-agrícola dos membros de famílias rurais.

Biografia do Autor

Shirley Pereira de Mesquita, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Economia Regional e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Paraíba, tendo feito Estágio Doutoral na University of Tennessee - Knoxville, em 2014. . Atualmente é professor Adjunto I do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Economia Aplicada, com ênfase em Economia do desenvolvimento, atualmente trabalhando nos temas: trabalho infantil, microdados e regressão quantílica.

Luciano Menezes Bezerra Sampaio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Engenharia Civil (1998), mestrado em Engenharia de Produção (2001) e doutorado em Economia (2004) pela Universidade Federal de Pernambuco, tendo feito Estágio Doutoral na Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne), em 2003. Realizou pós-doutorado na University of Illinois, em 2009. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem publicado e orientado doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica nas áreas de métodos quantitativos, teoria dos jogos/ teoria dos contratos, eficiência e competitividade.

Hilton Martins de Brito Ramalho, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor Adjunto IV do Departamento de Economia na Universidade Federal da Paraíba - Campus I. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Economia Regional e Urbana, Mercado de Trabalho e Métodos Quantitativos.

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

de Mesquita, S. P., Sampaio, L. M. B., & Ramalho, H. M. de B. (2016). Fatores determinantes da alocação de tempo em trabalho não-agrícola por famílias do projeto Dom Helder Câmara. Revista Econômica Do Nordeste, 43(1), 139–154. https://doi.org/10.61673/ren.2012.199

Edição

Seção

Artigos