Relacionamento de preços dos principais produtos comercializados entre o mercado produtor de Tianguá e mercados atacadistas de Fortaleza e Teresina

Autores

  • Francisco José Silva Tabosa Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Jair Andrade de Araujo Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Ahmad Saeed Khan Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Ruben Dario Mayorga Mera Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.203

Palavras-chave:

Integração de Mercado. Modelo VAR. Ibiapaba. Fortaleza. Teresina.

Resumo

Analisa o relacionamento de preços dos principais produtos comercializados entre o mercado produtor de Tianguá, na Ibiapaba(CE), e os mercados atacadistas de Fortaleza e Teresina, Piauí, utilizando séries semanais de preços obtidos da Ceasa. Para isto, foram realizados testes de raiz unitária e utilizado o Modelo VAR, com a aplicação do Teste de causalidade de Granger/Teste de Wald para exogeneidade por blocos, Decomposição de Variância e Impulso-Resposta. Os resultados mostra que o mercado do maracujá e tomate Fortaleza apresentou-se como mercado independente, exercendo forte influência sobre os mercados da Ibiapaba e Teresina. No entanto, no mercado do pepino, foi Teresina que se apresentou como mercado independente, exercendo forte influência sobre os mercados de Fortaleza e Ibiapaba.

 

Biografia do Autor

Francisco José Silva Tabosa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Cîências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2001), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2005) e Doutorado em Economia pelo CAEN/UFC (2010). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuando nas áreas: Economia Agrícola, Avaliação de Políticas Públicas, Finanças Públicas e Desigualdade de Renda e Pobreza. Professor do Mestrado Acadêmico em Economia Rural (MAER/UFC).

Jair Andrade de Araujo, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Ceará-CAEN (2009). Mestre em Economia Rural pela UFC (2002). Graduado em Engenharia de Pesca pela UFC (2000). Coordenador do Mestrado Acadêmico em Economia Rural (MAER) do período 2014-2016 e do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos sobre Economia Aplicada, Pobreza e Desenvolvimento (NEAPD/MAER). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: Crescimento Econômico, Desigualdade e Pobreza.

Ahmad Saeed Khan, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia - West Pakistan Agricultural University (1968), mestrado em Economia - Colorado State University (1973), mestrado em Economia Agrícola - West Pakistan Agricultural University (1970) e doutorado em Economia Agrícola e Recursos Naturais - Oregon State University (1977). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará, membro do conselho editorial de várias revistas científicas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura familiar, desenvolvimento sustentável, avaliação das políticas públicas, inovação tecnológica, geração de emprego e renda.

Ruben Dario Mayorga Mera, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Economia Agrícola pela Universidad Incca de Colombia(1973), especialização em Gerência de Marketing pela Universidade Estadual do Ceará(2003), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa(1977), mestrado em Artes pela University of Arizona(1987) e doutorado em Ciência dos Recursos de Terras Áridas pela University of Arizona(1989). Atualmente é Professor - PROPAP da Universidade Federal do Ceará e Pesquisador Nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais. Atuando principalmente nos seguintes temas:Cências dos Recursos de terras áridas, Integraçao de mercado, Nordeste do Brasil.

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

Tabosa, F. J. S., de Araujo, J. A., Khan, A. S., & Mera, R. D. M. (2016). Relacionamento de preços dos principais produtos comercializados entre o mercado produtor de Tianguá e mercados atacadistas de Fortaleza e Teresina. Revista Econômica Do Nordeste, 43(1), 171–186. https://doi.org/10.61673/ren.2012.203

Edição

Seção

Artigos