Comércio interestadual e comércio internacional das regiões brasileiras: Uma análise utilizando o modelo gravitacional

Autores

  • Joedson Jales de Farias Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Álvaro Barrantes Hidalgo Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.211

Palavras-chave:

O presente trabalho analisa o comércio interestadual e o comércio internacional das regiões brasileiras para o período após a abertura comercial. Para realizar a análise, o trabalho utiliza a metodologia do modelo gravitacional. Os modelos de comércio est

Resumo

O presente trabalho analisa o comércio interestadual e o comércio internacional das regiões brasileiras para o período após a abertura comercial. Para realizar a análise, o trabalho utiliza a metodologia do modelo gravitacional. Os modelos de comércio estimados mostram que o efeito fronteira ainda é muito importante para o comércio exterior das regiões brasileiras. A despeito do processo de abertura da economia nos anos 1990, os resultados mostram que ainda persistem fatores de resistência à ampliação do comércio do país com o exterior. A estimação do modelo gravitacional considerando os estados brasileiros mais os países do Mercado Comum do Sul (Mercosul) como um único mercado revelam que a formação deste bloco aumentou o comércio da região, em detrimento dos demais parceiros comerciais.

Biografia do Autor

Joedson Jales de Farias, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Possui graduação em Ciencias Economicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco 2012. Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Comércio Internacional; Política Comercial; Integração Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: comércio exterior, vantagens comparativas, ganhos de comércio e integração econômica.

Álvaro Barrantes Hidalgo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui Graduação em Economia pela Universidade da Costa Rica (1973), Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1978) e Doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1983). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco, Pesquisador do CNPq, categoria I D. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, Nordeste, abertura comercial, comércio exterior, mercosul, vantagens comparativas e taxa de câmbio de equilíbrio.

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

de Farias, J. J., & Hidalgo, Álvaro B. (2016). Comércio interestadual e comércio internacional das regiões brasileiras: Uma análise utilizando o modelo gravitacional. Revista Econômica Do Nordeste, 43(2), 251–266. https://doi.org/10.61673/ren.2012.211

Edição

Seção

Artigos