Dimensões estruturais dos empreendimentos de economia solidária: uma análise para os estados da Bahia e Paraná

Autores

  • Sandro Pereira Silva Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Fernanda Abreu Nagem Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.218

Palavras-chave:

Economia Solidária. Trabalho Associado. Geração de Trabalho e Renda.

Resumo

Este artigo analisa o contexto atual de desafios estruturais e potencialidades em que se encontram os Empreendimentos de Economia Solidária (EES). Como objeto empírico, utilizaram-se os dados auferidos pelo Mapeamento da Economia Solidária no Brasil sobre a organização dos EES nos Estados do Paraná e da Bahia. Em linhas gerais, pode-se conceituar economia solidária como o conjunto de iniciativas com fins econômicos ou comunitários que se organizam pela ótica do trabalho associativo, autogestionário e que, de alguma maneira, busquem transcender essa democracia a outras esferas da vida social que não somente a econômica. De uma maneira geral, conclui que, embora existam algumas especificidades próprias no conjunto dos EES em cada um desses estados, as dificuldades estruturais enfrentadas são semelhantes, e não divergem também nos demais estados brasileiros.

Biografia do Autor

Sandro Pereira Silva, Universidade Federal de Viçosa - UFV

SANDRO PEREIRA SILVA, nasceu em janeiro de 1980, na cidade de Divinópolis (MG). Em 2002, ingressou no Curso de Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa UFV, tendo concluído o bacharelado em maio de 2006. Imediatamente, ingressou no Programa de Pós-Graduação em Economia, classificando-se em primeiro lugar e fazendo parte da primeira turma em nível de Mestrado do Departamento de Economia da UFV. Terminou o curso de mestrado em 2008, defendendo a dissertação "Políticas públicas e agricultura familiar: uma abordagem do PRONAF no Médio Jequitinhonha", que foi premiada em 1º lugar no 14º Prêmio BNB de Desenvolvimento Regional, em 2009. Em outubro de 2006, ainda como estudante de mestrado, foi nomeado para assumir o cargo de Analista de Reforma e Desenvolvimento Agrário, no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária INCRA, em Brasília (DF). No mesmo período foi cedido para compor o quadro técnico do Ministério do Desenvolvimento Agrário MDA, sendo lotado na Secretaria de Desenvolvimento Territorial. Em novembro de 2009 foi nomeado Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplica IPEA, em Brasília (DF). Em 2014 iniciou o curso de doutorado em Políticas Públicas e Estratégias de Desenvolvimento, no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IE/UFRJ.

Fernanda Abreu Nagem, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Licenciada e Bacharel em História pela UFV. Foi Formadora e Coordenadora, entre os anos de 2003 e 2006, da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFV e Secretária Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) entre 2006 e 2009. Integrante da Cooperativa EITA - Educação, Informação e Tecnologia para a Autogestão.

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

Silva, S. P., & Nagem, F. A. (2016). Dimensões estruturais dos empreendimentos de economia solidária: uma análise para os estados da Bahia e Paraná. Revista Econômica Do Nordeste, 43(2), 309–326. https://doi.org/10.61673/ren.2012.218

Edição

Seção

Artigos