Análise de previsões de preços da castanha de caju no Ceará

Autores

  • Naisy Silva Soares Universidade Estadual de Santa Cruz - Uesc
  • Eliane Pinheiro de Sousa Universidade Regional do Cariri - Urca
  • Márcio Lopes da Silva Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.237

Palavras-chave:

Previsão de Preços. Castanha de Caju. Modelo Arima. Redes Neurais Artificiais.

Resumo

O presente trabalho objetiva estimar modelos de previsão dos preços médios da castanha de caju recebidos pelos produtores no Estado do Ceará e identificar o modelo que apresenta melhor previsão no período de julho de 1994 a setembro de 2009. Os dados são provenientes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa/CE). Para atender a esses objetivos, utiliza os métodos Box e Jenkins e Redes Neurais Artificiais. Os resultados mostram que o melhor modelo para previsão dos preços foi o Arima (1,1,4), obtido pelo método de Box e Jenkins (1976), pois apresentou erro médio percentual menor em comparação com redes neurais artificiais.

Biografia do Autor

Naisy Silva Soares, Universidade Estadual de Santa Cruz - Uesc

É doutora em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa. Possui graduação em Ciências Econômicas e mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, atuando principalmente na área de economia florestal com ênfase em mercados, preços e comercialização. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz, coordenadora do projeto de extensão "Centro de Inteligência do Cacau" e líder do grupo de pesquisa do CNPq "Comercialização, Mercados e Economia Florestal". Editora da Revista Reflexões Econômicas. 

Eliane Pinheiro de Sousa, Universidade Regional do Cariri - Urca

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1998), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2002), Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2010) e Pós-Doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA). 

Márcio Lopes da Silva, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Engenharia Florestal - Departamento de Engenharia Florestal (1986), mestrado em Ciências Florestal - Departamento de Engenharia Florestal (1990) e doutorado em Ciências Florestal - Departamento de Engenharia Florestal (1996). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Viçosa. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal da UFV de 2009 a 2015. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Economia Florestal, Planejamento Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: análise econômica de projetos, mercado de produtos florestais, gestão de pequenos e médios empreendimentos florestais.

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

Soares, N. S., de Sousa, E. P., & da Silva, M. L. (2016). Análise de previsões de preços da castanha de caju no Ceará. Revista Econômica Do Nordeste, 43(3), 487–500. https://doi.org/10.61673/ren.2012.237

Edição

Seção

Artigos