Comércio exterior como estratégia de crescimento econômico: uma proposta de priorização de produtos exportáveis para a economia sergipana

Autores

  • Danilo Felipe Viana Munduruca Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - IFS
  • José Ricardo de Santana Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.238

Palavras-chave:

Teoria da Base Exportadora, Comércio Internacional, Índice de Vantagem Comparativa Revelada, Potencial Exportador, Sergipe.

Resumo

Analisa a importância do comércio exterior como elemento de motivação do crescimento econômico em uma região. Tem por objetivo apresentar alguns critérios capazes Tede subsidiar estratégias de promoção às exportações, utilizando uma metodologia que possibilite a identificação de produtos com potencial exportador, com aplicação na economia sergipana. Usa uma matriz para determinação do potencial exportador, baseada no Índice de Vantagem Comparativa Revelada (VCR). Utiliza dados principalmente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para caracterizar a economia sergipana e seu fluxo de comércio exterior e para investigar os produtos que podem ser objeto de ações de promoção das exportações no estado. Os resultados indicam que, de um total de 99 itens exportados por Sergipe em 2007, 35 não apresentam potencial exportador, oito são dinâmicos e 56 apresentam potencial exportador. Isso mostra que há um caminho para o desenvolvimento de estratégias de ampliação das exportações de forma a incentivar a dinâmica de crescimento do estado.

Biografia do Autor

Danilo Felipe Viana Munduruca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - IFS

Mestre em Economia - Desenvolvimento Regional e Gestão de Empreendimentos Locais - pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). No momento atua como economista da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), exercendo as funções de Coordenador de Ciência e Tecnologia e Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Na área acadêmica atua como professor do Departamento de Administração da Faculdade José Augusto Vieira (FJAV), lecionando a disciplina Cenário Econômico Global . Atuou como economista no Departamento Técnico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SEDETEC), desenvolvendo ações nas áreas de comércio exterior, elaboração de projetos econômicos, política industrial e no acompanhamento e análise dos indicadores econômicos do estado de Sergipe. Em 2007 foi agraciado com o 1º lugar no X Prêmio Prof. José Aloísio de Campos (melhor monografia - CORECON/SE). No mesmo ano foi aprovado em 1º lugar no Mestrado de Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

José Ricardo de Santana, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2004), mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1995) e bacharel em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (1991). É professor associado da Universidade Federal de Sergipe (UFS), vinculado ao Departamento de Economia, ao Programa de Pós-Graduação em Economia e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em crescimento econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, inovação e finanças. Foi chefe do Departamento de Economia (DEE/UFS) e coordenador do Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia (CINTEC/UFS). Foi ainda presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). 

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Publicado

2016-11-17

Como Citar

Munduruca, D. F. V., & de Santana, J. R. (2016). Comércio exterior como estratégia de crescimento econômico: uma proposta de priorização de produtos exportáveis para a economia sergipana. Revista Econômica Do Nordeste, 43(3), 611–630. https://doi.org/10.61673/ren.2012.238

Edição

Seção

Artigos