Estratégia e vantagem competitiva: estudo sobre a criação de duas empresas no setor de refrigerantes no Ceará

Autores

  • José Varela Donato Banco do Nordeste do Brasil - BNB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.242

Palavras-chave:

Estratégia empresarial. Vantagem competitiva. Criação de empresas. Setor de refrigerantes.

Resumo

O artigo tem por objetivo descrever o processo de desenvolvimento das estratégias e vantagens competitivas de duas empresas, bem como as barreiras à entrada por elas enfrentadas no setor de refrigerantes no Estado do Ceará. Trata-se de pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, em que a interpretação desempenha papel crucial na análise dos dados, que se constituem principalmente de textos. Os resultados mostram que a competição ocorreu em todos os segmentos da cadeia de valor das empresas; uma estratégia de liderança em custo foi eficaz para a entrada no mercado, mas impeditiva ao crescimento diante das mudanças no perfil econômico e estilo de vida dos consumidores; os recursos intangíveis e capacidades de executar com eficiência as atividades na cadeia de valores foram vantagens competitivas mais sustentáveis e valiosas para o desempenho de novas empresas. Finalmente, os resultados da pesquisa sugerem que a elaboração e avaliação de projetos de criação de empresas devem incorporar variáveis como aumento do número de firmas e suas taxas de sobrevivência e mortalidade, custos de entrada, utilização de capacidade e movimentos competitivos em espaços geográficos mais amplos.

Biografia do Autor

José Varela Donato, Banco do Nordeste do Brasil - BNB

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza(1982), especialização em MBA Executivo em Finanças pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2001) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina(1996). Atualmente é Superintendente de Suporte Estratégico do Banco do Nordeste do Brasil. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas:Planejamento Estratégico, Cultura organizacional, Mudança organizacional, Recursos Humanos

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

Donato, J. V. (2016). Estratégia e vantagem competitiva: estudo sobre a criação de duas empresas no setor de refrigerantes no Ceará. Revista Econômica Do Nordeste, 43(3), 501–532. https://doi.org/10.61673/ren.2012.242

Edição

Seção

Artigos